Na tarde do dia 4 de agosto, a presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), Vera Lucia Ferreira, juntamente com a diretora social, Cristiany de Castro, esteve junto com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves e com a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscila Roberta Gaspar de Oliveira para apresentar as demandas das APAES paulistas.

Um dos temas tratados, foi a necessidade de maior investimento por parte do governo federal para a política pública de assistência, tendo em vista que as APAES estão ofertando uma contrapartida muito alta tornando inviável a manutenção dos serviços. Outro ponto abordado foi o envelhecimento das pessoas com deficiência, atualmente as APAES do estado de São Paulo ofertam o Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias e outras ofertam também o serviço de acolhimento institucional de alta complexidade na modalidade de Residência Inclusiva.

“É muito importante falarmos sobre o envelhecimento dessas pessoas, na reunião de hoje apresentei as ações do movimento e destaquei a importância do Governo Federal em dar uma atenção diferente por parte do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos para a causa da pessoa com deficiência em geral”, explica Vera Lucia.

Pandemia

O contexto de pandemia também foi elencado, tendo em vista que durante esse período a vulnerabilidade e a fragilidade social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla aumentaram. “É necessário realizar políticas públicas que reverta a situação que a pandemia causou à essas pessoas. Por isso enfatizamos a importância da continuidade dos atendimentos prestados pelas APAES paulistas, pois os serviços, programas e projetos realizados possui impacto social na vida de mais de 70 mil dessas famílias” finaliza Cristiany de Castro.

Foto: Willian Meira/MMFDH

Fonte: FEAPAES-SP

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...