Na tarde do dia 4 de agosto, a presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), Vera Lucia Ferreira, juntamente com a diretora social, Cristiany de Castro, esteve junto com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves e com a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscila Roberta Gaspar de Oliveira para apresentar as demandas das APAES paulistas.

Um dos temas tratados, foi a necessidade de maior investimento por parte do governo federal para a política pública de assistência, tendo em vista que as APAES estão ofertando uma contrapartida muito alta tornando inviável a manutenção dos serviços. Outro ponto abordado foi o envelhecimento das pessoas com deficiência, atualmente as APAES do estado de São Paulo ofertam o Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias e outras ofertam também o serviço de acolhimento institucional de alta complexidade na modalidade de Residência Inclusiva.

“É muito importante falarmos sobre o envelhecimento dessas pessoas, na reunião de hoje apresentei as ações do movimento e destaquei a importância do Governo Federal em dar uma atenção diferente por parte do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos para a causa da pessoa com deficiência em geral”, explica Vera Lucia.

Pandemia

O contexto de pandemia também foi elencado, tendo em vista que durante esse período a vulnerabilidade e a fragilidade social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla aumentaram. “É necessário realizar políticas públicas que reverta a situação que a pandemia causou à essas pessoas. Por isso enfatizamos a importância da continuidade dos atendimentos prestados pelas APAES paulistas, pois os serviços, programas e projetos realizados possui impacto social na vida de mais de 70 mil dessas famílias” finaliza Cristiany de Castro.

Foto: Willian Meira/MMFDH

Fonte: FEAPAES-SP

Catanduva realiza II Semana da Cultura Nordestina com shows, exposição e festas abertas ao público

Leia mais...

Novas camas hospitalares ampliam conforto e segurança no Hospital Unimed São Domingos

Leia mais...

EMEI Profa. Cênica Bochi doa lacres e tampinhas ao HCC

Leia mais...

LDO 2027 e posse de dois vereadores suplentes marcam a sessão ordinária da próxima terça-feira, dia 16 de junho

Leia mais...

Deputado Dirceu Dalben visita FPA e anuncia R$ 500 mil para os hospitais

Leia mais...

PAT de Catanduva oferece vagas de emprego em diferentes áreas de atuação

Leia mais...