Novo levantamento divulgado pela Associação Mundial de Macarrão Instantâneo (WINA, na sigla em inglês) revela que, em 2020, o Brasil consumiu cerca de 2,7 bilhões de porções de macarrão instantâneo, o que significa um aumento de 11% na comparação com o ano anterior, enquanto o crescimento global foi de 9,6%. Isso demonstra o quanto o cenário de “ficar em casa” levou os consumidores a reavaliarem e levarem muito em consideração o sabor, praticidade e variedade do produto, e reconheceram e se conscientizaram de que o macarrão instantâneo é um importante alimento também em situações de crises mundiais, como a causada pela pandemia. Nesse cenário a indústria de macarrão instantâneo se consolidou como uma categoria de negócios resiliente.

O estudo revela também que o Brasil ocupa a décima posição no ranking global dos países consumidores de macarrão instantâneo, o que o torna - pelo quinto ano consecutivo - líder de consumo na América Latina. O consumo per capita no Brasil é de 12-13 porções.

Entre as nações das Américas, os Estados Unidos são a única que permanece à frente do Brasil, na sexta posição, com o consumo de 5 bilhões de porções no ano passado.

A China/Hong Kong se mantém em primeiro lugar no ranking mundial por registrar o consumo de 46,3 bilhões de porções em 2020, seguida por Indonésia e Vietnã.

O produto é tão importante que no mês de agosto é comemorado o Dia do Miojo.

Pioneirismo

O primeiro macarrão instantâneo do mundo foi criado no Japão pelo fundador da NISSIN FOODS, Momofuku Ando, em 1958. O empreendedor japonês viu a demanda crescer, abriu uma fábrica e passou a criar outras versões do produto para diferentes países. Chegou ao Brasil em 1965 e logo conquistou o mercado do país. 

“O principal objetivo do Sr. Momofuku Ando era criar um alimento prático, seguro, saboroso, com armazenabilidade e acessível à população japonesa que passava fome e tinha dificuldade de obter comida após a Segunda Guerra Mundial. Em 2018 a WINA incluiu mais dois princípios ao famoso produto: ser nutritivo e ecologicamente sustentável”, explica Takashi Asano, presidente da NISSIN FOODS DO BRASIL. “Ainda nos mantemos fiéis aos pilares do produto, por isso temos reconhecimento dos nossos consumidores,” acrescenta o executivo.  

A NISSIN FOODS DO BRASIL é uma empresa do Grupo NISSIN FOODS e se consolidou no país como líder no segmento de macarrão instantâneo. Atualmente, fabrica 55 produtos para consumidores diretos no Brasil e 18 produtos para exportação. Com fábricas em Ibiúna (São Paulo) e em Glória do Goitá (Pernambuco), investe sempre em boas práticas para satisfazer as necessidades de seus consumidores e melhorar continuamente seus produtos e serviços.

Fonte: RPMA Comunicação

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...