O deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) deve ter, nesta semana, a aprovação em Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) do projeto de lei 429/2021. A matéria garante à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) espaço no mercado de trabalho compatível com suas aptidões, formação, experiência e opinião.
 
A propositura já passou por apreciação na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Alesp, na terça-feira (16/10), e encontra-se, agora, na última etapa de tramitação, antes de ser encaminhada à Ordem do Dia.
 
O texto 429/2021 prevê que autistas tenham assegurados, em qualquer ambiente laboral, em território bandeirante, uma função profissional de acordo com seus atributos pessoais, respeitando, inclusive, suas limitações físicas e cognitivas.
 
Segundo a proposta do parlamentar do Cidadania-SP, a empresa que contratar pessoas com TEA terá de observar as particularidades do candidato, passando, por exemplo, por preferências pessoais, além da formação acadêmica. A ideia é que o autista seja acomodado em cargos afins com suas especificidades. Esta seria uma maneira de valorizar e exercitar a inclusão, de acordo com Rafa.
 
Para a matéria ser aprovada, são necessários os votos da maioria dos deputados presentes em Plenário. Após isso, o projeto seguirá para a sanção do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e, a partir de sua publicação, tem validade de aplicação em todo o território paulista.
 
Cidadania Digital
Outro projeto de Rafa aprovado, recentemente, pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp, e que deve ser votado em Plenário também nesta semana, é o 1.193/2019. A propositura institui em todas as escolas públicas e privadas de educação básica do estado de São Paulo o programa "Cidadania Digital".
 
A iniciativa prevê a capacitação gratuita dos alunos para que saibam identificar conteúdo prejudicial ou inadequado no ambiente digital, incentivando este público ao uso responsável e saudável da Tecnologia:
 
"Com o avanço tecnológico e o fácil acesso a milhares de aplicativos, de jogos e de plataformas na rede mundial de computadores, todos os dias são colocadas em risco a integridade da saúde mental de crianças e de jovens. Este público, vale lembrar, têm acesso ao mundo digital dentro e fora da sala de aula. Por isso, precisamos ensinar o que representa perigo no celular, num simples click, passando, inclusive, por comunidades on-line", lista Rafa.

Fonte: Fiamini - Soluções Integradas em Comunicação

Vereadores de Catanduva aprovam nove projetos em sessões realizadas nesta terça, dia 13 de maio

Leia mais...

Catanduva realiza 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Leia mais...

Banda Municipal de Catanduva conquista seis prêmios em evento internacional

Leia mais...

Palestra na Unifipa destaca o uso da IA no estudo da Enfermagem

Leia mais...

Quimioterapia do HCC promove 'OncoDay' com foco na imunonutrição dos pacientes

Leia mais...

AME promove olimpíada com foco na higienização das mãos

Leia mais...