A Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes dará início ainda neste mês a audiências descentralizadas pelo interior de São Paulo. Coordenada pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), o colegiado instituído recentemente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) tem a missão de propor ações de prevenção a crimes virtuais em plataformas como Discord e TikTok. O primeiro encontro regional do grupo acontece em 16/7 (quarta-feira), às 18h30, na Câmara Municipal de Araraquara-SP (rua São Bento, 887 - Centro). A partir de agosto, as discussões ocorrerão nas regiões de Jaú, Bragantina, Centro-Oeste, Circuito das Águas, e Região Metropolitana de Campinas-SP.
 
São esperadas no evento autoridades locais, como prefeitos e vereadores do interior, representantes de entidades de defesa de direitos de jovens e do público infantil, além de especialistas do Direito, da Psicologia e da Educação.
 
O objetivo da primeira audiência regional da Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes é ampliar o diálogo com o Poder Público, educadores e famílias paulistas sobre a proteção de menores em ambiente virtual, além de promover ações educativas e de conscientização.
 
Coordenado por Rafa, o grupo lançado oficialmente em 10/6, na Alesp, tem como prioridade a elaboração de um relatório sobre crimes cibernéticos no estado de São Paulo que atinja o público em idade escolar. O conteúdo, assim que finalizado, será entregue ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). O compilado também vai reunir medidas que devem ser adotadas pelo governo bandeirante no combate ao bullying e a delitos digitais cometidos em unidades de ensino da rede estadual.
 
Para Rafa, ter um colegiado na Assembleia Legislativa destinado unicamente para esta temática, e de forma descentralizada, é "urgente-urgentíssimo", em razão de serem recorrentes ataques a escolas, estupros virtuais e desafios autodestrutivos - que, muitas vezes, levam ao suicídio ou à morte acidental.
 
 
O deputado, inclusive, cita, com preocupação, caso recente ocorrido no Rio de Janeiro. Um garoto de 14 anos, contrariado por não poder viajar até o Mato Grosso, para ver a namorada virtual, de 15, matou os pais e o irmão, de 3 anos, a tiros; fez fotos dos corpos e mandou as imagens à garota, que, segundo a Polícia, teria instigado o crime e, ainda, comemorado a ação. Pela Internet, os adolescentes chegaram a cogitar jogar os corpos para porcos comerem e, também, matar a mãe dela:
 
"Este caso aconteceu no Rio (de Janeiro), mas pode se replicar em qualquer parte do País. Em São Paulo, queremos dar um basta nisso. Só conseguiremos fechar o cerco se agirmos de forma rápida e articulada. É preciso somar esforços entre o Poder Público, famílias, educadores e a sociedade civil, a fim de garantirmos um ambiente digital mais seguro. Do jeito que está, não dá para ficar", analisa o parlamentar do Cidadania-SP.
 
Agenda
A partir de agosto, a Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes fará audiências nas regiões de Jaú, Bragantina, Centro-Oeste, Circuito das Águas, e Região Metropolitana de Campinas-SP.
 
Os trabalhos do grupo também serão apresentados em 8/8 (sexta-feira), durante painel do 8° Conexidades. Tradicional na promoção do diálogo entre os setores público e privado, e no debate, no fomento e no desenvolvimento dos municípios, o evento será realizado no Centro de Eventos Expoflora, em Holambra-SP, de 4/8 a 8/8.

Fonte: Fiamini - Soluções Integradas em Comunicação - a serviço do Gabinete do Deputado Estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP)

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...