A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniu, na tarde desta terça-feira (5) e aprovou o Projeto de Lei 1490/2023, que garante o direito à amamentação e ao aleitamento materno em creches.

Elaborada pela deputada Marina Helou (Rede), a proposta estabelece - caso seja aprovada e sancionada pelo Executivo - que crianças nas faixas etárias de 0 a 3 anos e 11 meses, em creches públicas e privadas do estado, devem receber leite materno em condições adequadas. "Criação de lactários e salas de apoio à amamentação; disponibilização de estrutura para a extração do leite humano e seu correto armazenamento; e capacitação técnica dos profissionais sobre os benefícios do aleitamento materno" são alguns dos pontos exigidos pela iniciativa.

Presidente da Comissão, a deputada Márcia Lia (PT) votou favoravelmente ao avanço do projeto e destacou que, se aplicado, ele será fundamental para a infância de milhões de crianças. "A amamentação nos primeiros meses de vida de uma criança é um direito inalienável para o desenvolvimento do bebê, e assegurá-lo com essa lei será muito importante. O projeto é tão bom que nem sequer gera polêmica, é uma unanimidade entre os parlamentares como um avanço para a sociedade", afirmou ela.

Combate à discriminação

Outra proposta a receber o aval dos parlamentares na reunião foi o Projeto de Lei 867/2019. Criada pela deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol), a medida visa tornar obrigatória a afixação de cartazes em locais públicos informando sobre a Lei 10.948/2001, que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão de orientação sexual.

Já o Projeto de Lei 435/2023, que também avançou em sua tramitação, propõe a substituição do pictograma de sinalização indicativa de serviços prioritários à pessoa idosa. "A nova sinalização deve conter apenas a imagem de uma pessoa ereta com a sinalização "60+", indica o texto do projeto do deputado Paulo Fiorilo (PT).

Fonte: ALESP

AEMCO lança novos produtos na Agrishow 2026 e amplia sua presença no Brasil e exterior

Leia mais...

FMC apresenta lançamentos e portfólio inovador para o campo na Agrishow 2026

Leia mais...

5ª Corrida Unimed Catanduva reúne mais de 600 atletas e movimenta a cidade

Leia mais...

Atletas de Catanduva disputam competição nacional de xadrez em Teresina

Leia mais...

SMEL ACD Catanduva soma grandes resultados na 5ª Corrida Unimed

Leia mais...

Delegação de Catanduva se destaca em competição de xadrez

Leia mais...