A primeira-secretária da Câmara de Catanduva, vereadora e médica-veterinária Dra. Ivânia Soldati, fez um alerta sobre o abandono de animais, ação que pode caracterizar maus-tratos.

A parlamentar destaca a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que no artigo 32 prevê pena de detenção e multa para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados.

A vereadora também lembrou que em 2020 a Lei nº 14.064/2020 (Lei Sansão) aumentou a pena especificamente para cães e gatos: de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda.

“O entendimento jurídico e a jurisprudência consideram que abandonar um animal é, sim, maus-tratos, porque expõe o animal a sofrimento, fome, sede, doenças e até morte. Ou seja, mesmo sem violência física direta, deixar um animal à própria sorte se enquadra no conceito legal de maus-tratos”, falou Ivânia Soldati.

CONSCIENTIZAÇÃO – Na última sessão da Câmara, Ivânia levou 6 filhotes de cães que foram resgatados por ela. Autorizado pelo presidente da Casa, vereador Marcos Crippa, os animais foram levados em uma caixa de transporte apropriada para isso.

Usando a tribuna da Casa, Ivânia destacou que os animais foram deixados separados da mãe, que também foi abandonada.

“Já descobrimos quem fez essa maldade, a de abandonar os filhotes na rua. Infelizmente algumas pessoas seguem com maus-tratos sem dó ou piedade”, comentou.

A médica-veterinária lembrou que não é difícil evitar o abandono, já que a castração do animal pode evitar crias indesejadas.

“A castração é um método eficaz para evitar a procriação indesejada, controlando a superpopulação de animais e contribuindo para a saúde pública. Além disso, a cirurgia oferece benefícios para a saúde e bem-estar do animal. Quem castra seu pet evita procriação, evitando também, o abandono dos pets”, completou Ivânia.

Catanduva conta com castração gratuita desde 2022, por meio dos mutirões de castração solicitados pela vereadora Ivânia. O serviço é oferecido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, setor de zoonoses.

Fonte: Comunicação Social / Câmara de Catanduva / Texto e fotos: Tiago Lotto

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...