Os vereadores de Catanduva irão discutir e votar dois Projetos de Lei que estão na Ordem do Dia da próxima Sessão Ordinária da Casa, agendada para terça-feira, dia 30 de setembro, a partir das 17h30.
Os projetos são de autoria do vereador Marcos Crippa e da vereadora Laura Luiza Protetora.
O PL (Projeto de Lei) 53/2025, de autoria de Crippa, estabelece o Dia Municipal de Prevenção às Doenças Cardiovasculares, a ser comemorado em 29 de setembro, data alusiva ao Dia Mundial do Coração.
O projeto visa inserir a data no Calendário Oficial do Município, promovendo parcerias com instituições de saúde, escolas, associações e entidades da sociedade civil para realizar palestras, campanhas educativas, seminários, atividades físicas, entre outras orientações sobre doenças cardiovasculares e sobre a importância de hábitos de vida saudáveis.
“Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte do mdundo, sendo responsável por milhões de óbitos anunais. No Brasil, esses agravos também figuram entre os maiores problemas de saúde pública. Temos que reduzir os riscos relacionados ao infarto e problemas cardíacos. A celeração do 29 de setembro é uma iniciativa global, que visa alertar as pessoas”, comentou Marcos Crippa.
De autoria da vereadora Laura, o PL 54/2025 institui o Programa Lixo Zero nas Escolas Municipais de Catanduva.
A meta do projeto é oferecer educação ambiental, a gestão adequada de resíduos e o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade no ambiente escolar. Com isso, espera-se reduzir a geração de resíduos nas escolas municipais, promover a coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos reclicáveis, incentivar a compostagem dos resíduos orgânicos, desenvolver ações educativas permanentes sobre o consumo consciente e sustentabilidade, entre outras ações.
A proposta é que as secretarias de Educação e de Meio Ambiente atuam em parceria, podendo contar com apoio técnico, financeiro e institucional de entes públicos e privados.
“O ambiente escolar exerce papel estratégico na formação de valeres, hábitos e comportamentos dos alunos. Diante deste cenário alarmente de geração de resíduos sólidos urbanos, torna-se urgente inserir a pauta da sustentabilidade no cotidiano educacional”, destacou a vereadora Laura Luiza Protetora.
As sessões da Câmara de Catanduva são transmitidas ao vivo pela internet, pelo YouTube. Basta acessar o site do Legislativo (catanduva.sp.leg.br) e clicar no link TV Câmara – Sessão Ao Vivo.
Fonte: Comunicação Social / Câmara de Catanduva / Texto e foto: Tiago Lotto
![]() |