O Comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar do Interior (30º BPM/I), Tenente-Coronel PM Ronaldo Antonio Cheruti Moreto, elogiou publicamente o projeto de lei do presidente da Câmara de Catanduva, vereador Marcos Crippa, que propõe a implantação e divulgação do “Sinal de Pedido Silencioso de Socorro” no município.

O elogio foi feito durante entrevista concedida recentemente à TV Câmara Catanduva, onde o comandante destacou a importância de iniciativas que possibilitam à população acionar as forças de segurança de forma discreta e eficaz.

“Qualquer tipo de sinal em que a pessoa consiga acionar as forças de segurança é sempre bem-vindo. E é importante que todos saibam fazer o gesto, porque a pessoa ameaçada não vai conseguir fazê-lo diretamente para a polícia. Fazendo-o para outras pessoas, a polícia será acionada”, afirmou o Tenente-Coronel.

O Projeto de Lei nº 49/2025, de autoria de Crippa, já foi aprovado em primeira e segunda discussões. Ele aguarda sanção do Executivo.

O documento institui a Campanha de Divulgação e Incentivo ao uso do Sinal de Pedido Silencioso de Socorro como medida preventiva contra violência doméstica, abusos e outras situações de risco. O gesto — reconhecido internacionalmente — consiste em mostrar a palma da mão, dobrar o polegar em direção à palma e, em seguida, fechar os dedos sobre o polegar, formando um punho com o polegar oculto.

“A violência contra a mulher é uma problemática que aflige sociedades no mundo todo, desde a violência física até a psicológica. A proposta é promover uma ampla divulgação do sinal silencioso na cidade, aliada ao ensino em escolas, faculdades e estabelecimentos. Aprender o gesto garante que a pessoa possa agir de forma segura e eficaz”, explicou Marcos Crippa.

O parlamentar destaca que o gesto não é apenas simbólico, mas representa uma ferramenta prática e acessível para salvar vidas.

“Parabéns ao vereador Marcos Crippa. Que essa lei seja levada para outras cidades também, passando a ser uma estratégia eficaz para quem está em situação de risco”, completou o comandante da PM.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Câmara Municipal de Catanduva

Polícia Civil conclui investigação e prende novamente líder de organização que movimentou R$ 13 mi

Leia mais...

Propondo amor como resistência, edição especial de 'Sarau Versos que Te Fiz' ecoa potência e alegria da negritude

Leia mais...

Diogo Moreira é confirmado na MotoGP e Brasil terá piloto na categoria após 19 anos

Leia mais...

NEAPRE UNIFIPA tem cartilha sobre diversidade e inclusão aprovada no CONEDI

Leia mais...

Diploma "Prof.ª Maria José Bellíssimo Ferrisse" será entregue nesta sexta-feira (17); Gleison Begalli é o autor da homenagem

Leia mais...

Como economizar com pouco: seis dicas para sair do sufoco e retomar o controle financeiro

Leia mais...