O Comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar do Interior (30º BPM/I), Tenente-Coronel PM Ronaldo Antonio Cheruti Moreto, elogiou publicamente o projeto de lei do presidente da Câmara de Catanduva, vereador Marcos Crippa, que propõe a implantação e divulgação do “Sinal de Pedido Silencioso de Socorro” no município.

O elogio foi feito durante entrevista concedida recentemente à TV Câmara Catanduva, onde o comandante destacou a importância de iniciativas que possibilitam à população acionar as forças de segurança de forma discreta e eficaz.

“Qualquer tipo de sinal em que a pessoa consiga acionar as forças de segurança é sempre bem-vindo. E é importante que todos saibam fazer o gesto, porque a pessoa ameaçada não vai conseguir fazê-lo diretamente para a polícia. Fazendo-o para outras pessoas, a polícia será acionada”, afirmou o Tenente-Coronel.

O Projeto de Lei nº 49/2025, de autoria de Crippa, já foi aprovado em primeira e segunda discussões. Ele aguarda sanção do Executivo.

O documento institui a Campanha de Divulgação e Incentivo ao uso do Sinal de Pedido Silencioso de Socorro como medida preventiva contra violência doméstica, abusos e outras situações de risco. O gesto — reconhecido internacionalmente — consiste em mostrar a palma da mão, dobrar o polegar em direção à palma e, em seguida, fechar os dedos sobre o polegar, formando um punho com o polegar oculto.

“A violência contra a mulher é uma problemática que aflige sociedades no mundo todo, desde a violência física até a psicológica. A proposta é promover uma ampla divulgação do sinal silencioso na cidade, aliada ao ensino em escolas, faculdades e estabelecimentos. Aprender o gesto garante que a pessoa possa agir de forma segura e eficaz”, explicou Marcos Crippa.

O parlamentar destaca que o gesto não é apenas simbólico, mas representa uma ferramenta prática e acessível para salvar vidas.

“Parabéns ao vereador Marcos Crippa. Que essa lei seja levada para outras cidades também, passando a ser uma estratégia eficaz para quem está em situação de risco”, completou o comandante da PM.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Câmara Municipal de Catanduva

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...