A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) o Projeto de Lei 4559/2024, de autoria do deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), que inclui a aracnoidite — condição rara que inflama as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal — na legislação que garante direitos às pessoas com deficiência.

Em seu parecer, a relatora deputada Clarissa Tércio ressaltou que o reconhecimento jurídico da doença é essencial para romper ciclos de exclusão e garantir proteção social a quem convive com a condição.

O texto altera a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social e a Lei do Atendimento Prioritário, assegurando às pessoas com aracnoidite acesso a todos os direitos e prioridades previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, como benefícios previdenciários, atendimento prioritário e inclusão em políticas públicas específicas.

Agora, a proposta segue para análise nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Saúde; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto ainda precisa ser aprovado pelo Plenário da Câmara e pelo Senado Federal.

Segundo Motta, a aprovação é um passo importante para garantir mais dignidade e assistência adequada:

“É preciso reconhecer as dificuldades enfrentadas por quem convive com a aracnoidite e assegurar que esses cidadãos tenham acesso a políticas de apoio, benefícios e atendimento prioritário. Incluir essa condição como deficiência é garantir direitos e combater a exclusão.”

Fonte: Comunic Comunicação Estratégica

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...