A vereadora Taise Braz prestigiou, no último dia 19, o Festival Negritudes, evento que ocorreu na Estação Cultura de Catanduva em comemoração ao Dia da Consciência Negra – feriado nacional de 20 de novembro. Taise é a primeira mulher preta eleita em Catanduva para uma cadeira no Legislativo.

A realização foi da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Movimento Negro de Catanduva (MNC) para a estruturação das atividades.

Fundadora e ativista do MNC, Taise é autora da lei municipal que estabelece a Mostra Ubuntu como evento integrante do calendário oficial do município de Catanduva. A Lei Municipal nº 6.420, de 30 de junho de 2023, prevê a realização de evento cultural – por meio da Secretaria Municipal de Cultura – para celebrar a cultura afro-brasileira e a temática da Consciência Negra.

“O Festival Negritudes apresentou diversas atividades, como apresentações de hip-hop, música, dança e feira preta (com participação de empreendedores negros ou pessoas que trabalham com a temática). O objetivo foi conscientizar e celebrar as origens e tradições africanas. Houve, ainda, o Desfile da Beleza Negra, com crianças, jovens, adultos e idosos”, comemorou a vereadora.

Segundo Taise, por tanto tempo as pessoas negras não pertenceram ao padrão de beleza e não conseguiam se identificar dentro de um modelo imposto pela sociedade.

“Então, esse é o momento também de mostrar, com toda a sua diversidade de corpos, de cabelos, de tons de pele, o quanto a beleza negra faz parte e é pulsante em todos nós”, comentou Taise sobre o Desfile da Beleza Negra.

“No encerramento, tivemos um maravilhoso show do grupo Nossa Vibe, trazendo o samba e o pagode, heranças culturais e manifestações conhecidas da população negra”, frisou Taise.

“Enfrentamento ao racismo cabe a cada um de nós. E esse momento de celebração também traz o despertar da necessidade para que esse tema seja tratado todos os dias, para que a gente alcance um nível de sociedade mais justa e igualitária, que é tudo que buscamos enquanto movimento negro”, comentou a vereadora.

“Esse é um momento bastante importante, celebrativo, de conscientização, de informação, porque o enfrentamento ao racismo também é feito por meio da cultura e da música, que é a forma mais direta de tocar as pessoas e trazê-las para esse lugar tão importante que é o envolvimento nessa temática que fala sobre o povo preto”, completou Taise Braz.

Fonte: Comunicação Social / Câmara de Catanduva / Fotos: Gabinete da vereadora Taise Braz

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...