A vereadora Taise Braz prestigiou, no último dia 19, o Festival Negritudes, evento que ocorreu na Estação Cultura de Catanduva em comemoração ao Dia da Consciência Negra – feriado nacional de 20 de novembro. Taise é a primeira mulher preta eleita em Catanduva para uma cadeira no Legislativo.
A realização foi da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Movimento Negro de Catanduva (MNC) para a estruturação das atividades.
Fundadora e ativista do MNC, Taise é autora da lei municipal que estabelece a Mostra Ubuntu como evento integrante do calendário oficial do município de Catanduva. A Lei Municipal nº 6.420, de 30 de junho de 2023, prevê a realização de evento cultural – por meio da Secretaria Municipal de Cultura – para celebrar a cultura afro-brasileira e a temática da Consciência Negra.
“O Festival Negritudes apresentou diversas atividades, como apresentações de hip-hop, música, dança e feira preta (com participação de empreendedores negros ou pessoas que trabalham com a temática). O objetivo foi conscientizar e celebrar as origens e tradições africanas. Houve, ainda, o Desfile da Beleza Negra, com crianças, jovens, adultos e idosos”, comemorou a vereadora.
Segundo Taise, por tanto tempo as pessoas negras não pertenceram ao padrão de beleza e não conseguiam se identificar dentro de um modelo imposto pela sociedade.
“Então, esse é o momento também de mostrar, com toda a sua diversidade de corpos, de cabelos, de tons de pele, o quanto a beleza negra faz parte e é pulsante em todos nós”, comentou Taise sobre o Desfile da Beleza Negra.
“No encerramento, tivemos um maravilhoso show do grupo Nossa Vibe, trazendo o samba e o pagode, heranças culturais e manifestações conhecidas da população negra”, frisou Taise.
“Enfrentamento ao racismo cabe a cada um de nós. E esse momento de celebração também traz o despertar da necessidade para que esse tema seja tratado todos os dias, para que a gente alcance um nível de sociedade mais justa e igualitária, que é tudo que buscamos enquanto movimento negro”, comentou a vereadora.
“Esse é um momento bastante importante, celebrativo, de conscientização, de informação, porque o enfrentamento ao racismo também é feito por meio da cultura e da música, que é a forma mais direta de tocar as pessoas e trazê-las para esse lugar tão importante que é o envolvimento nessa temática que fala sobre o povo preto”, completou Taise Braz.
Fonte: Comunicação Social / Câmara de Catanduva / Fotos: Gabinete da vereadora Taise Braz
![]() |


