A Câmara de Catanduva realizou nesta quarta-feira (3) duas Sessões Extraordinárias – 40ª e 41ª de 2025. Na primeira sessão, 12 projetos foram aprovados e um recebeu vista – retornando na próxima reunião do Legislativo.

Um dos projetos do Executivo aprovado nas sessões é o Projeto de Lei Complementar 22/2025, que moderniza e atualiza a Legislação referente aos Guardas Civis Municipais de Catanduva (GCM).

“Muitas gestões se passaram e nada foi feito. Agora, após uma árduo trabalho da atual administração municipal, a GCM será valorizada e terá um novo plano de cargo, de carreira e dos vencimentos de seus integrantes. Parabéns prefeito Padre Osvaldo e parabéns para sua equipe. A Guarda presta relevantes e essenciais serviços ao município”, comentou o presidente da Câmara, vereador Marcos Crippa.

Segue um resumo dos projetos deliberados nas sessões:

APROVADO - Em primeiro turno, os vereadores aprovaram a Emenda à Lei Orgânica Municipal (PELOM 01/2025), de autoria do Executivo. O projeto altera o trecho que limita o afastamento remunerado de servidor para atender às demandas do Sindicato dos Servidores Municipais de Catanduva. O documento aumenta em dois servidores — ou seja, de quatro para seis — o número de profissionais que podem solicitar afastamento para atuação no Sindicato.

EM PRIMEIRA DISCUSSÃO 

APROVADO - PL 72/2025, do vereador Manoel Gol de Ouro, que institui o Dia Municipal da Conscientização sobre a Neurodivergência em Catanduva.

APROVADO - PL 74/2025, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a Política Municipal de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal, reestrutura o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, o Fundo Municipal e dá outras providências.

APROVADO - PLC 20/2025, do Executivo, que dispõe sobre a extinção da Empresa Funerária do Município de Catanduva (FUNECAT), transfere suas atividades, patrimônio e pessoal para a Administração Direta, altera a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e dá outras providências.

PEDIDO DE VISTA, RETORNA NA SESSÃO DE 9 DE DEZEMBRO - PL 21/2025, do Executivo, que dispõe sobre os Serviços Funerários e das Necrópoles do Município de Catanduva e dá outras providências.

APROVADO - PL 22/2025, do Executivo, que trata da reorganização estrutural, do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos e institui o Estatuto da Guarda Civil Municipal de Catanduva (GCM), além de outras providências.

APROVADO - PL 23/2025, de autoria do Executivo, que altera a Lei Complementar nº 31, de 17 de novembro de 1996. O projeto amplia de quatro para seis o limite máximo de afastamentos remunerados de servidores para integrarem a Associação Sindical, possibilitando maior atuação no Sindicato dos Servidores Municipais de Catanduva.

SEGUNDA DISCUSSÃO

Estarão na Ordem do Dia os projetos aprovados em primeira discussão na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 2 de dezembro:

APROVADO - PL 68/2025, de autoria do vereador Marcos Crippa, que institui o Programa Municipal de Valorização do Voluntariado no âmbito do Município de Catanduva.

APROVADO - PL 69/2025, também de autoria do vereador Marcos Crippa, que institui em Catanduva o Dia Municipal da Capoterapia e dá outras providências.

APROVADO - PL 70/2025, de autoria da vereadora Taise Braz, que institui em Catanduva a Política de Atenção e Apoio às Crianças com Diabetes Mellitus Tipo 1.

APROVADO - PLC 19/2025, do Executivo, que dispõe sobre a criação de cargos no quadro de servidores efetivos da Prefeitura Municipal. O projeto solicita a criação de oito cargos de Auxiliar Administrativo.

DISCUSSÃO ÚNICA

APROVADO - De autoria do vereador Marcos Crippa, está na pauta o Projeto de Decreto Legislativo 4/2025, que concede o Título de Cidadão Catanduvense ao senhor Carlos Augusto da Silva Caetano de Jesus, o conhecido dançarino Carlinhos de Jesus.

APROVADO - Veto Parcial nº 4/2025, do Prefeito Municipal, ao Autógrafo nº 7.984, referente ao PL 57/2025, de autoria da vereadora Taise Braz, que institui a Semana de Conscientização para o Controle de Vetores e Pragas Urbanas no Município de Catanduva.

41ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Na sequência dos trabalhos do Legislativo aconteceu a 41ª Sessão Extraordinária do ano. Os projetos aprovados na sessão anterior (em primeira discussão) retornaram para discussão e votação em segunda discussão:

APROVADO - PL 72/2025, do vereador Manoel Gol de Ouro, que institui o Dia Municipal da Conscientização sobre a Neurodivergência em Catanduva.

APROVADO - PL 74/2025, de autoria do Executivo, sobre a Política Municipal de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal, com reestruturação do Conselho e do Fundo Municipal.

APROVADO - PLC 20/2025, do Executivo, sobre a extinção da FUNECAT e transferência de suas atividades para a Administração Direta.

VISTA E RETORNA DIA 9 - PLC 21/2025, do Executivo, que regulamenta os Serviços Funerários e as Necrópoles do Município.

APROVADO - PLC 22/2025, do Executivo, que trata da reorganização estrutural e do Estatuto da Guarda Civil Municipal de Catanduva.

APROVADO - PLC 23/2025, do Executivo, que amplia de quatro para seis o limite de servidores afastados para atuação sindical.

A próxima sessão da Câmara acontece dia 9 de dezembro, próxima terça-feira, às 17h30.

Fonte: COMUNICAÇÃO SOCIAL / Câmara de Catanduva

Texto e fotos: Tiago Lotto

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...