A maior honraria do município foi entregue ao advogado rotariano José Carlos Buch - catanduvense chamado carinhosamente de Buch, que recebeu a Medalha 14 de Abril no último dia 5 de dezembro. Em solenidade ocorrida na Câmara Municipal, presidida pelo vereador Marcos Crippa, a homenagem foi entregue devido ao Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Gleison Begalli.
Buch é membro do Rotary Club de Catanduva Norte desde 1978, sendo um de seus sócios fundadores. Advogado, especializado em Direito Tributário e Empresarial, é administrador de empresas, professor de matemática financeira – HP 12C, contador e professor de contabilidade e custos. Ainda criança, Buch orgulha-se em falar que foi engraxate nas proximidades do Mercado Municipal de Catanduva, o Mercadão.
Além de sua contribuição ao Rotary, José Carlos Buch foi presidente da Associação Comercial e Empresarial(ACE) no ano de 1989, deixando um legado de inovação e progresso.
Ele foi o idealizador e fundador do inspirador projeto Dr. Sara & Cura, que há 15 anos tem proporcionado alegria e entretenimento as crianças internadas na pediatria do Hospital Padre Albino. É, até hoje, um colaborador da Fundação.
Além de Marcos Crippa e Gleison Begalli, participaram da Sessão Solene os vereadores Ivan Bernardi, Dr. Sinval Malheiros, Pastor Júlio Zanini e a vereadora Ivânia Soldati.
Ao lado da esposa Célinha, Buch ficou extremamente emocionado, já que durante a sessão vídeos de familiares e amigos foram exibidos, mostrando o carinho das pessoas com o homenageado.
Filhos, netos, parentes, amigos e demais rotarianos participaram da honraria, que foi entregue pelo grupo denominado Turma do Bolinha, amigos de Buch que realizam constantes reuniões com temas que visam construir um mundo melhor.
“Uma justa homenagem foi feita. Dr. José Carlos Buch é um homem probo, trabalhador, que visa o bem coletivo, fazendo o bem aos que necessitam. Estou extremamente feliz com essa bonita sessão que foi realizada pela Câmara de Catanduva”, comentou o vereador Gleison Begalli.
O presidente da Câmara de Catanduva, vereador Marcos Crippa, destacou a humildade do homenageado, que, desde criança, mostrou-se dedicado e trabalhador, não esquecendo de suas origens.
“Em todo o momento percebi que o senhor José Carlos Buch citou com carinho e humildade sua origem, seus pais, sua trajetória de vida. Isso é digno de elogios. Um homem que não esquece de suas raízes é digno de elogios, é digno desta homenagem”, comentou Marcos Crippa.
Fonte: COMUNICAÇÃO SOCIAL / Câmara de Catanduva
Texto e fotos: Tiago Lotto
![]() |


