Em agosto de 2025, após aprovação da Assembleia Legislativo do Estado de São Paulo (ALESP), Catanduva se transformou em um Município de Interesse Turístico, o chamado MIT. Com o título, Catanduva passa a receber anualmente recursos estaduais - de aproximadamente R$ 800 mil - para investir em infraestrutura e desenvolvimento do setor turístico.

Segundo o presidente da Câmara de Catanduva, vereador Marcos Crippa, a cidade comprovou ter atrativos e infraestrutura mínima necessária para receber turistas, atendendo aos critérios técnicos exigidos pela legislação. Ela também lembrou os moradores sobre uma pesquisa de percepção do turismo que ocorre de forma on-line, visando proporcionar melhorias no setor.

“A conquista do MIT é vista como um passo importante para o desenvolvimento sustentável da cidade. Agora, o objetivo é fortalecer o turismo local, ampliar a visibilidade de Catanduva e atrair mais visitantes, explorando potenciais como o turismo de negócios, de saúde, gastronômico e cultural”, falou o parlamentar.

PESQUISA ATÉ O DIA 31 – Visando ouvir os moradores das cidades turísticas do estado, segue em andamento uma Pesquisa de Percepção do Turismo, realizada anualmente pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). A pesquisa conta com o apoio das administrações municipais na divulgação junto aos moradores.

“É uma ferramenta importante para a sustentabilidade da atividade a nível municipal e estadual. Através dela os gestores podem identificar o que está dando certo e o que precisa melhorar nos aspectos econômicos, ambientais, socioculturais e de gestão, tendo como base as pessoas que são mais importantes: os moradores”, completou Marcos Crippa.

Segundo o Turismólogo, fotógrafo concursado da Prefeitura de Catanduva e responsável pelo Posto de Informações Turísticas (PIT) de Catanduva, Márcio Costa, a pesquisa começou no dia 10 de novembro e encerra no dia 31 de janeiro de 2026.

“Através dela, moradores podem opinar sobre como percebem o turismo em sua cidade, responderem um questionário online. Quanto mais moradores responderem o questionário, mais pontos a cidade conquista. Com as informações, os gestores podem identificar iniciativas que devem ser mantidas e as que precisam de melhorias no desenvolvimento de políticas públicas do setor”, comentou Márcio Costa.

O morador de Catanduva pode responder o questionário neste endereço: https://bit.ly/PERCEPCAO25-26. 

Fonte: Comunicação Social / Câmara de Catanduva

Foto: Márcio Costa (frente do PIT Catanduva)

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...