A dengue é uma doença viral grave, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que representa uma ameaça constante à saúde pública, especialmente durante o período de chuvas. Sendo assim, cresce também o risco de proliferação do mosquito, que utiliza a água parada como ambiente ideal para se reproduzir.
Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dores intensas no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, fraqueza, náuseas e manchas avermelhadas na pele. “Em casos mais graves, a doença pode evoluir para a dengue grave, provocando sangramentos, queda da pressão arterial e até risco de morte, exigindo atendimento médico imediato”, alertou o presidente da Câmara de Catanduva, vereador Marcos Crippa.
A forma mais eficaz de combater a dengue é a prevenção. A maioria dos focos do mosquito está dentro ou ao redor das residências, em recipientes que acumulam água parada, como pratos de vasos de plantas, caixas-d’água destampadas, calhas entupidas, garrafas, pneus e ralos pouco utilizados. Durante o período chuvoso, esses locais se tornam ainda mais propícios para a reprodução do mosquito.
"Por isso que nesse período de chuvas é fundamental que a população redobre a atenção e adote medidas simples no dia a dia, como eliminar qualquer tipo de água parada, manter caixas-d’água bem vedadas, limpar calhas regularmente e descartar corretamente objetos que possam acumular água”, frisou Crippa.
O parlamentar encerrou dizendo que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos. “A conscientização e a colaboração da população são essenciais para reduzir os casos da doença, proteger vidas e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde. Ao eliminar os focos do mosquito, cada cidadão contribui para um ambiente mais seguro e saudável para toda a comunidade. Pequenas atitudes fazem grande diferença na proteção da saúde coletiva”, disse o vereador.
Fonte: COMUNICAÇÃO SOCIAL / Câmara de Catanduva
![]() |


