O vereador Carlos Alexandre “Gordo do Restaurante” (PSDB) protocolou um projeto de lei que proíbe a fabricação, comercialização, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício ou quaisquer outros artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Município de Catanduva.

Excetuam-se desta regra os ‘fogos de vista’, assim denominados aqueles que produzem somente efeitos visuais, sem emissão de efeitos sonoros.

O parlamentar afirma que a finalidade desse projeto de lei é acabar com o desconforto e o transtorno que o ‘estampido’ (barulho), ocasiona às pessoas e aos animais, principalmente aos mais idosos e enfermos.


“Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos anos, mais de 100 pessoas no Brasil perderam a visão, outras mais de 7.000 sofreram alguma lesão e foram atendidas nas unidades de saúde, devido aos fogos de artifício”, destaca o parlamentar.

“Há pouco tempo não se imaginava que a proibição de fumar em locais públicos ou restaurantes, ou dirigir após ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica, levaria a população a um novo comportamento de vida. É fato que leis que atendem para a qualidade de vida, manutenção da saúde e a prevenção de acidentes tem se tornado realidade em nosso país”, afirma o parlamentar, que espera o voto favorável dos demais vereadores.

Fonte: Câmara Municipal de Catanduva

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...