Está se tornando uma rotina aos moradores de Catanduva encontrarem escorpiões em suas casas. As reclamações e constatações são feitas aos órgãos públicos.

A vereadora Taise Braz (PT) está solicitando medidas para conter o avanço dos escorpiões na cidade. Elaborou um requerimento, sendo a propositura aprovada em plenário e encaminhada ao prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) juntamente com a Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) para se criar um protocolo de catação anual de escorpiões nos esgotos da cidade.

“Todos os anos a cidade de Catanduva sofre com a infestação de escorpiões. A Prefeitura realiza dedetização nas áreas mais afetadas, o que ocasiona fuga dos escorpiões para as casas dos munícipes, se configurando como uma ação de risco”, destacou Taise.

Os escorpiões são considerados peçonhentos, pois possuem veneno e podem inoculá-lo através do ferrão. O quadro clínico do envenenamento pode variar, pois depende de diversos fatores como: a espécie do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a idade e a massa corpórea da vítima, sendo crianças e idosos, o grupo mais vulnerável. Em caso de acidentes, deve-se procurar auxílio médico o mais rápido possível.

Em alguns anos foram notadas mais de 30 mil pessoas picadas por escorpiões constatando-se, ainda, dezenas de mortes.

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, que em 1991 registrava menos de mil acidentes ao ano, hoje vê o número se multiplicar por 30 vezes.

 Foto: Tamires Estruzani

Texto: Comunicação Social

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...