O Teste de Guthrie, conhecido como “Teste do Pezinho”, é de extrema importância para qualquer recém-nascido, pois é capaz de identificar inúmeras doenças precocemente.

A vereadora Taise Braz (PT) apresentou requerimento solicitando ao prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), aumento no rol mínimo de doenças a serem rastreadas pelo “Teste do Pezinho”, no município. 

A parlamentar sugere que novos diagnósticos sejam feitos em cinco etapas: Toxoplasmose congênita e outras hiperfenilalaninemias (HPA), além das já previstas; Galactosemia, aminoácidos, distúrbios do ciclo de ureia, distúrbios de beta oxidação dos ácidos graxos; doenças lisossômicas; Imunodeficiência primária, e atrofia muscular. 

Assim com a implementação da ampliação do teste de forma imediata ou gradativa, pode oferecer diversos impactos positivos tanto para a saúde do paciente como para a redução de custos com assistência à saúde ao indivíduo e ao Município, evitando desta maneira, o agravamento de quadros clínicos nos pacientes.

“É essencial ampliar a lista de doenças triadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para que assim, toda a população de Catanduva, possa ter a escolha de diagnosticar uma ampla variedade de enfermidades congênitas e trata-las de forma rápida, possibilitando a cura ou pelo menos, o controle da progressão de doenças”, pontuou Taise Braz.

 Foto: Tamires Estruzani

Texto: Comunicação Social

Dragon Ball Super está de volta: novo anime é anunciado adaptando a Saga do Moro

Leia mais...

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...