A vereadora e médica veterinária Ivânia Soldati recebeu uma denúncia de que um comerciante do centro de Catanduva estava mantendo em local insalubre diversos porquinhos-da-índia, roedores domesticados e que atualmente são populares como animais de estimação em diversos países.

Protetora dos animais há mais de 15 anos, Ivânia acionou a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal. Na primeira visita, feita nesta quarta-feira (12), a vereadora e os guardas municipais tiveram total apoio do proprietário do estabelecimento. Foi nesta visita que tomaram conhecimento que se tratava dos porquinhos-da-índia.

Já nesta quinta-feira (13) eles foram recolhidos e levados para uma clínica veterinária (Zoo Pet Catanduva), que está cuidando dos roedores. O proprietário do estabelecimento, que colaborou com o resgate, disse que comprou um casal de porquinhos-da-índia, porém perdeu o controle da reprodução dos animais. Foram recolhidos do local 87 porquinhos-da-índia.

Ivânia Soldati disse que os animais resgatados são oriundos do Peru. Por ser um animal dócil, o porquinho é bastante procurado como pet. Por estarem chorando muito, durante o dia e durante a noite, vizinhos não sabiam a espécie do animal e procuraram pela vereadora e veterinária.

Segundo a Patrulha Ambiental, o tutor foi orientado sobre a falta de estrutura do local e reconheceu que o espaço estava sujo, sem condições de abrigar os porquinhos. A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Catanduva também esteve no local, visando tomar as medidas cabíveis.

“A alimentação estava misturada com fezes e o local estava insalubre, totalmente desfavorável aos cuidados básicos para manter os porquinhos-da-índia como pets”, explicou a médica veterinária e vereadora Ivânia Soldati.

A Guarda Civil Municipal e a vereadora Ivânia agradeceram o veterinário e amigo Junio Ferreira, da Zoo Pet – Clínica Veterinária e Pet Shop, que está cuidando dos porquinhos-da-índia.

“Eu sempre lembro aos que procuram por pets: não são brinquedos e a família deve unir forças para cuidar, alimentar, limpar, levar no veterinário e dar muito amor e atenção”, completou a médica veterinária de Catanduva.

Denúncias sobre maus tratos ou abandono de animais podem ser feitas no fone gratuito da Guarda Civil Municipal: 153.

Foto: Assessoria vereadora Ivânia Soldati

Fonte: Câmara Municipal de Catanduva

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Além do Imposto: O impacto estratégico da Reforma Tributária na Saúde

Leia mais...