Essa doença pode acontecer tanto em humanos quanto em animais.

A Esporotricose é uma doença crônica causada por fungos presentes na natureza, no solo rico em material orgânico, nos espinhos de arbustos, em árvores e vegetação em decomposição podendo parasitar os humanos e animais e vem tendo um aumento de casos em Catanduva.

O vereador Marquinhos Ferreira (PT) está solicitando, através de requerimento, a possibilidade de estabelecer um sistema oficial e a padronização dos procedimentos para coleta dos dados relativos à Esporotricose em Catanduva, denominado “Vigilância e Controle da Esporotricose”.

A iniciativa visa garantir o conhecimento da situação epidemiológica da doença e a adoção das medidas necessárias para o diagnóstico dos casos em humanos e animais.

Os sintomas da Esporotricose aparecem após a contaminação do fungo na pele e o desenvolvimento da lesão inicial é bem similar a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, por exemplo, quando o fungo afeta os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.

“Os sintomas dessa doença em humanos são graves e as vezes irreversíveis, então precisamos urgentemente identificar e ter controle disso, além de cuidar dos animais para que não sejam abandonados”, explica Marquinhos.

Foto: Tamires Estruzani

Fonte: Câmara Municipal de Catanduva

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Hackeando as profissões do futuro: Estácio lança oito graduações inovadoras com IA

Leia mais...