Os esportes paralímpicos são parte do maior evento voltado para pessoas que possuem alguma deficiência física. Existem inúmeras modalidades dos esportes paralímpicos e, elas ajudam a aprimorar a autoconfiança e autoestima dos desportistas.
Pensando na importância destes atletas, o vereador Mauricio Gouvea (PSDB) apresentou um Projeto de Lei que institui o Dia e a Semana do Paratleta em Catanduva.
Na propositura, o parlamentar propõe que o dia e semana sejam comemorados, anualmente, na semana do dia 22 de setembro e que, neste período, sejam estimuladas as realizações de atividades alusivas aos esportes paralímpicos e seus atletas como a divulgação em escolas, entidades, empresas, órgãos e espaços públicos dentre outros.
O esporte paraolímpico foi criado durante os anos 40, onde o médico Ludwig Guttman, teve a iniciativa de criação com o intuito de reabilitar os militares que sobreviveram a Segunda Guerra Mundial, mas que, sofreram algum tipo de amputação.
“Em Catanduva temos alguns paratletas que representam nossa cidade em inúmeros jogos regionais e merecem todo respeito e reconhecimento, além de incentivo para que continuem lutando e competindo”, pontua Gouvea.
Já protocolada, a propositura de Gouvea segue os ritos do Legislativo.
Foto: Paulo Roberto Ornellas
Fonte: Câmara Municipal de Catanduva

