Segundo a Constituição Federal de 88, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, sendo promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o desenvolvimento, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho do cidadão. 

Conforme o artigo 211, parágrafo 2º da Constituição Federal, os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil. Com isso, os Municípios são responsáveis por fornecer a educação de base, qual seja, creches (até 3 anos), pré-escolas (educação infantil; 4 e 5 anos) e o ensino fundamental (de 7 a 14 anos). 

Porém, em Catanduva, a dificuldade em matricular as crianças é grande e o vereador Marquinhos Ferreira (PT) usou a Tribuna Carlos Machado na sessão da última terça-feira (12), para cobrar o Executivo sobre a falta de vagas nas escolas infantis do município.

O parlamentar pontuou que o município tem como obrigação, fornecer Educação Infantil em creche ou pré-escola, no entanto, em muitos casos, o pai ou responsável recebe a negativa da vaga, e, não sabendo a quem recorrer, deixa de efetuar a matrícula. Em outros casos, a criança é matriculada em local distante de sua moradia, o que prejudica a rotina dos pais.

“Infelizmente a demora na espera por uma vaga atrapalha até mesmo a situação financeira de algumas famílias, já que algumas mães ficam impossibilitadas de procurar emprego por não terem com quem deixar os filhos”, finaliza Marquinhos.

Fonte: Câmara Municipal de Catanduva

Mancha escura no rodapé não é só estética; especialista da Vedacit explica como resolver

Leia mais...

Docente da FAMERP, Regina Chueire destaca desafios enfrentados por mulheres durante homenagem na Alesp

Leia mais...

Vereadores Ivânia Soldati e Manoel Gol de Ouro participam do lançamento da Campanha do Agasalho 2026 em Catanduva

Leia mais...

Sábado tem Demônios da Garoa na Praça da Matriz em homenagem ao Dia das Mães

Leia mais...

Liga de Genética da Fameca/Unifipa promove evento Cromossomo do Amor na APAE Catanduva

Leia mais...

Menores de Catanduva e Severínia são apreendidos por tráfico em Olímpia

Leia mais...