Coordenador da Frente Parlamentar de Mobilidade Cicloviária, o deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos), participou no dia 17 de maio, no Plenário Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa, da quarta reunião da Frente onde foram debatidos melhorias e ações nas áreas de segurança e infraestrutura do uso de bicicletas em todo o território do Estado de São Paulo.
Um dos principais pontos discutidos foi o decreto 63.881/18, que regulamenta a lei 10.095/98, responsável pelo Plano Cicloviário do Estado de São Paulo, segundo o trecho do projeto, segundo o Artigo 16 - caberá a um órgão colegiado, com representações do Poder Público, da sociedade civil e da comunidade de ciclistas o acompanhamento e execução do Plano Cicloviário ora instituído.
“Precisamos debater ações e colocar em prática a lei sancionada, se for preciso, iremos reunir as categorias e debater projetos e pressionar o governo para que essas demandas sejam atendidas. Estarei pontuando juntamente com a frente parlamentar o que será necessário as mudanças e cobrar o poder público pelos incentivos, melhorias e investimentos”, ressaltou Sebastião Santos, durante a fala da reunião.
Estiveram presentes o presidente da Associação Brasileira de Ciclistas (ABC), Jesse Teixeira Felix, o presidente da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Cláudio Facex, o secretário municipal de Transportes de Praia Grande e coordenador da Câmara Temática de Mobilidade Urbana do CONDESB, Leandro Avelino, e o diretor de Relações Institucionais da ABRACICLO, Allan Sicsic.
DADOS SOBRE O CICLISMO
De acordo com uma pesquisa da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), no primeiro semestre de 2021 o país registrou o crescimento de 34,17% na venda de bicicletas, em comparação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa ainda aponta que em julho do ano passado foi registrado o pico do aumento de vendas, que cresceram 118% comparado a 2019.
Texto e fotos: Abrahão Hackme – Assessor de Imprensa / Deputado Estadual Sebastião Santos (Republicanos)

