No dia 25 de janeiro o vereador Bellê (Cidadania) protocolou na Câmara Municipal de Catanduva projeto de lei que propõe a criação da campanha ‘’Janeiro Branco’’.
O projeto tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional do indivíduo.
De acordo com o documento, o assunto é pouco discutido pela população, porém é uma realidade cada vez mais presente na vida de muitas pessoas e precisa ser tratado com urgência.
Com o aumento de casos de depressão, ansiedade, fobias e síndromes do pânico, a criação dessa campanha proporcionará maior atenção ao tema, bem como informará de forma mais fácil e assertiva não apenas para quem sofre com as doenças, como para todos.
A campanha ‘’Janeiro Branco’’ já existe desde 2014 e esse mês foi escolhido por ser o primeiro do ano, época em que as pessoas tendem a pensar mais sobre suas vidas, condições de existência e sentidos existenciais, estando mais propensas a sensibilidade emocional.
O projeto destaca ainda que as atividades da campanha podem ser realizadas durante o ano todo, tendo ênfase no mês de janeiro, como forma de conscientizar toda a comunidade.
O projeto precisa ser votado pelo Legislativo e depende de sanção do Executivo para se tornar lei.
Fonte: Câmara Municipal de Catanduva

