A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou em sessão extraordinária, realizada no dia 8 de agosto, o projeto de lei 673/2021 – de autoria do deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos) – a regulamentação da prática esportiva conhecida como ‘Parkour’.

De acordo com trechos do projeto, o esporte parkour tem como objetivo atividades que utilizam habilidades e capacidade corporais para superar obstáculos e desafios em ambientes naturais ou urbanos, podendo ser desenvolvida individualmente ou em grupo. Após a sanção pelo governo estadual, os praticantes de esportes parkour passam a receber a nomenclatura de “atletas”.

“O Parkour, também conhecido como arte do deslocamento, é uma prática física que envolve a superação de obstáculos através de saltos, corridas, escaladas e outras técnicas de movimento. Originário da França, o Parkour surgiu na década de 1980 e se tornou popular em todo o mundo nas últimas décadas. A prática já tem reconhecimento como modalidade esportiva em diversos países como o Reino Unido”, explicou Sebastião Santos sobre a origem do esporte.

Sebastião Santos, ainda agradeceu os demais parlamentares pelo empenho da aprovação da lei e exemplificou a importância da promoção de mais um esporte de alto rendimento no estado de São Paulo. “Agradeço aos nobres pares que puderam olhar com carinho para esta modalidade esportiva, concedendo a eles a oportunidade de praticarem seus exercícios em locais adequados e seguros; que passem a promover ações de incentivo e integração social, os reconhecendo como esportistas”, ressaltou o deputado.

CONHEÇA O QUE É PRÁTICA ESPORTIVA PARKOUR

O Parkour é uma atividade física que exige muita habilidade e coordenação, além de uma boa forma física e mental. Os praticantes do Parkour devem ser capazes de lidar com o medo, o cansaço e o estresse, além de desenvolver a capacidade de avaliar e calcular riscos.

Uma das principais características do Parkour é a sua filosofia, que valoriza a superação pessoal e a busca por desafios cada vez maiores. Os praticantes do Parkour são incentivados a buscar a excelência em seus movimentos e a desafiar seus próprios limites, sempre com respeito aos outros e ao ambiente ao seu redor.

Embora seja uma atividade física de alto impacto, o Parkour também é uma forma de arte e de expressão. Muitos praticantes do Parkour utilizam suas habilidades para criar performances impressionantes, que combinam movimento, música e outras formas de arte.

Além de ser uma atividade física emocionante e desafiadora, o Parkour também traz vários benefícios para a saúde. A prática do Parkour ajuda a desenvolver a força, a flexibilidade, a agilidade e a resistência física, além de melhorar a coordenação motora e a consciência corporal.

Fonte: Abrahão Hackme / Assessor de Imprensa – Deputado Estadual Sebastião Santos (Republicanos)

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...