Diagnosticada com Síndrome de Down e cardiopatias ao nascer, Bárbara Martins Ferreira passou por cirurgia complexa logo nos primeiros meses de vida. Inicialmente incapaz de firmar o tronco para sentar, a expectativa da mãe, Elisa Martins, era que a criança começasse a andar apenas após os 4 anos, mesmo com as terapias. No entanto, tudo mudou quando a menina ingressou na educação inclusiva com o apoio de uma cuidadora da Associação InteirAção. Agora, com 2 anos, Bárbara já anda e brinca em pé na creche de Urupês (SP).

 

"Ela virou outra criança depois da cuidadora, mais ativa e independente. Em casa, ela ficava só deitada no chão parada, e hoje já levanta sozinha, interage mais e até anda. Acreditar na educação inclusiva e ter uma cuidadora dando atenção diária e estimulando ela fez toda a diferença", comenta Elisa Martins.

 

Direito

 

O cuidador escolar é um profissional que auxilia estudantes com deficiência em tarefas básicas, como se alimentarem, locomoverem e realizarem a higiene íntima e bucal, para um acesso mais digno ao ambiente escolar.

A presença do cuidador em unidades de ensino, sejam escolas públicas ou privadas, é prevista desde 2008 pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Contudo, somente em 2014 é que Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) definiu legalmente o papel deste apoio escolar, e atribuiu ao poder público a responsabilidade de assegurar a oferta do serviço, quando necessário e conforme indicação médica.

 

Embora seja direito, muitos estados e prefeituras no Brasil não contam com profissionais ou vagas suficientes em suas redes para atender as demandas de alunos com deficiências. O que faz com que famílias precisem recorrer à Justiça para conseguir acesso ao atendimento.

 

"Daqui a dois anos a Bárbara irá para outra escola e tenho muito medo de perder esse apoio, porque sei que é difícil. O professor apenas não dá conta de tudo. O cuidador é necessário, porque ajuda o aluno com deficiência a se adaptar e a acessar a educação com dignidade. Hoje, eu não tenho nenhuma preocupação quando deixo ela na escola, porque sei que está sendo cuidada", ressalta Elisa.

 

Além de estimular Bárbara a andar, Ivone Correia trabalha sua autonomia para tarefas básicas. "O movimento de pinça dela era bem limitado, mas hoje ela já consegue pegar os brinquedos que quer, bebe água sozinha e até pega na colher para se alimentar", detalha a cuidadora.

 

Evolução festejada por Elisa a cada nova etapa. "Eu quero muito que a Bárbara cresça com a oportunidade de alcançar tudo o que quiser na vida, quem sabe até uma faculdade. Esse é meu sonho", acrescenta Elisa.

 

A Associação InteirAção mantém programas de atualização e reciclagens de seus profissionais. Os cuidadores são submetidos às capacitações em várias áreas do conhecimento, que possibilitam a eles contribuírem para que o aluno conquiste autonomia e conviva com situações de socialização, desafios e descobertas.

"O atendimento de qualidade que oferecemos nos coloca em uma posição de muita responsabilidade, e ao mesmo tempo de destaque nessa área. Nossas equipes passam por processo de seleção criterioso, pois é fundamental que o profissional seja atencioso, paciente, afetuoso, dedicado, com boa inteligência emocional e saiba se adaptar às especificidades de cada deficiência. A assistência prestada a Bárbara é um claro exemplo de como buscamos atuar", finaliza Nelson Pizzo, presidente da InteirAção.

 

Sobre a Associação InteirAção

 

A Associação InteirAção, sem fins lucrativos, foi fundada em 2015 e possui como objetivo auxiliar e apoiar pessoas com deficiências e em situações de vulnerabilidades social, cultural e educacional. Desde então, desenvolve ações que possibilitem o resgate da integridade e autonomia dos cidadãos. A associação é constituída por meio da iniciativa de empresas especializadas em cuidadoria, voluntários, familiares de pessoas com deficiência e profissionais das áreas de Saúde e Educação. Saiba mais: @inteiracao; https://inteiracao.com.br/

Fonte: Lettera Comunicação

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...