Sucesso de público e crítica, O Menino e a Cerejeira, da Borbolina Cia, de São Paulo, tem apresentações gratuitas na cidade de São José do Rio Preto nesta sexta e sábado (6 e 7/9), no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Serão duas sessões voltadas para grupos escolares nesta sexta (6/9), às 9h e 14h, e uma sessão aberta ao público em geral no sábado (7/9), às 16h. Além disso, a companhia paulistana também promove, na sexta-feira (6/9), das 18h às 20h, na Casa de Cultura Dinorath do Valle, o workshop sobre a preparação do artista de teatro, que será ministrado pela atriz e diretora Stella Tobar.

Além de São José do Rio Preto, O Menino e a Cerejeira está circulando por mais quatro cidades do noroeste paulista (Catanduva, Votuporanga, Novo Horizonte e Olímpia), dentro da temporada do Circula Repertório, Borbolina Cia na carreira, contemplado pela Lei Paulo Gustavo 20/2023 – Difusão Cultural, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura, Governo Federal. O projeto prevê a circulação de dois espetáculos do repertório da Borbolina pelo interior paulista: O menino e a cerejeira e a circulação de Sonho de artista, por outras cinco cidades. No total são 30 apresentações e 10 workshops.

O Menino e a Cerejeira leva mensagens de resiliência diante das adversidades. Traz a leveza do diálogo sem fronteiras, da amizade sincera e do sonho diante da desesperança, temas tão necessários nos tempos atuais. A peça é alento e inspiração para públicos de todas as idades, em especial às crianças. 

Para favorecer o acesso de todos a uma mensagem estimulante, além de gratuito, haverá interpretação em Libras e audiodescrição em algumas sessões. Integrantes de ongs e instituições culturais estão sendo convidados, além do público habitual.

Adaptação e primeira montagem teatral da obra do escritor japonês, poeta e pacifista, Daisaku Ikeda, falecido em 2023 aos 95 anos, a peça tem direção e dramaturgia de Stella Tobar. São utilizados elementos da cultura oriental para conversar diretamente com o público por meio da arte. O cenário é composto por taikôs (tambores do Japão), painéis e bonsai, que ajudam a compor o enredo de forma lúdica e vibrante. Com diálogos sinceros e uma trilha sonora original, o espetáculo é uma inspiração sobre esperança e amizade, deixando a expectativa de um mundo mais justo e humano. Para todos.

"Por onde passa esse espetáculo encanta, pois nos incita a manifestar a coragem e esperança para superar as dificuldades, na certeza de que "Depois do inverno sempre vem a primavera", afirma Stella. E reforça que está previsto no programa doação de livros originais dessa estimulante obra de Daisaku Ikeda, às escolas e instituições participantes. 

O projeto Circula Repertório, Borbolina Cia na carreira, portanto, abrange formação, educação, entretenimento e arte num grande projeto que garante a continuidade - e a sobrevivência do trabalho da companhia paulistana – realizando o que sabe fazer, que é "ir aonde o povo está" para encantar e emocionar as mais diversas plateias pelo Estado.

SINOPSE
O menino e a cerejeira
Adaptação e direção de Stella Tobar, da obra do pacifista japonês Daisaku Ikeda, é um convite à cultura da esperança. Ideal para todas as idades, em especial público infantil, o enredo segue a história de profunda amizade entre um garoto e um senhor que cuida da única cerejeira sobrevivente aos ataques de bomba no pós-guerra do Japão. E os desafios da família em sobreviver a esse período de reconstrução. A luta por fazer a cerejeira florescer ensinará sobre coragem, força e esperança para vencer as dificuldades. Duração 55 min.

WORKSHOP
A preparação do artista de teatro - formação, por Stella Tobar
O workshop aborda o tema de uma forma ampla, seja preparo físico e emocional, com técnicas de atuação, mas também com ferramentas para traçar uma carreira que passa por se autoproduzir no teatro. Promover uma visão ampla dessa profissão aos artistas amadores e trocar conhecimento com os profissionais locais é o intuito.
Stella Tobar é atriz, diretora, dramaturga, professora e produtora teatral, é formada em Artes Cênicas pela Unicamp, trabalha profissionalmente há 29 anos. Integrou diversas cias importantes até fundar a Borbolina Cia em 2015. Nela, vem produzindo trabalhos autorais por meio de Editais, Leis de Incentivo e muito suor e labuta. Nesse Workshop, que será 90% prático, a artista promoverá sequências de exercícios respiratórios, físicos e vocais, capazes de gerar um estado criativo. A partir daí, serão elaboradas cenas curtas. Além disso, haverá conceituação teórica deste trabalho e abordadas questões da carreira do artista de teatro que tende a se autoproduzir.

SERVIÇO
O Menino e a Cerejeira, da Borbolina Cia (São Paulo)
Dia 6 de setembro (sexta-feira), às 9h e 14h (somente para escolas e instituições de ensino)

Dia 7 de setembro (sábado), às 16h
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto (Av. Brigadeiro Faria Lima, 5381)
Entrada gratuita

Workshop 'A preparação do artista de teatro', por Stella Tobar
Dia 6 de setembro (sexta-feira), às 18h
Casa de Cultura Dinorath do Valle (Rua Roberto Simonsen, 120)
Faixa etária: a partir dos 14 anos
30 vagas
Inscrição gratuita
Site oficial: https://www.borbolinacompanhia.com.br/

Fonte: Hárlen Felix - Assessoria de Imprensa

 

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...