Dia 6 de setembro, sexta-feira, 21h, o Sesc Rio Preto recebe show do Mestre Galo Preto, ou simplesmente Galo de Ouro, como ficou conhecido nas décadas de 1950 e 60. Patrimônio vivo de Pernambuco (título conquistado em 2011), o cantador, repentista, coquista e embolador faz apresentação gratuita na comedoria.
 
Grande repentista de coco, reconhecido por larga atividade cultural em todo país, Mestre Galo Preto é conhecedor das linhas de coco sertaneja, brejeira e praieira, além da linha alagoana, trazendo consigo um repertório incrível.
 
Com 91 anos de idade e muita história para contar, se identifica como griô e defensor dos valores da cultura popular. Seu repertório é composto de cocos de repente, feitos na hora, com os temas que o público sugere e também cocos de sua infância e de sua autoria. Junto com o grupo "O tronco da Jurema", vem realizando shows em todo nordeste e participando da gravação do CD "Os Coquistas Contra a Violência".
 
Descendente de uma família rural, aos 10 anos (1947), foi vender batatas na feira. Com muita irreverência e inteligência, fazia improvisos na hora, chamando a atenção de um ilustre comprador, que da janela de sua casa admirava os pregões. Era o escritor Ascenso Ferreira, que ao identificar tal talento indicou-lhe a um programa de rádio da época, abrindo-lhe as portas do reconhecimento nacional.
 
A partir daí, ficou famoso e tocou com Jackson do Pandeiro (seu sanfoneiro na época), Cauby Peixoto, Preto Limão (seu famoso irmão), Arlindo dos Oito Baixos, Luiz Gonzaga, dentre inúmeros outros artistas de renome.
 
Hoje o artista é história viva e guarda em si parte da história do coco no Brasil. Com talento único, indiscutível e elogiado pela crítica, é nos dias atuais o maior expoente da embolada e do coco brejeiro nacional.
 
Em parceria com nomes como Dona Selma do Coco, Aurinha, Dona Célia, L'Omi, entre outros, vem realizando atividades de resgate da história e "autoestima dessa cultura que precisa ser mais entendida e difundia por sua riqueza". Também faz uma dobradinha com as religiões de matrizes africanas e indígenas, cantando um pouco da tradição antiquíssima da Jurema Sagrada de Pernambuco.
 
SERVIÇO:
 
Show – Mestre Galo Preto
Patrimônio Vivo de Pernambuco (título conquistado em 2011), o cantador, repentista, coquista e embolador Tomaz de Aquino Leão, o Mestre Galo Preto,  Mestre Galo Preto é um grande repentista de coco, reconhecido por larga atividade cultural em todo país. Ele é história viva e guarda em si parte da tradição do coco no Brasil. Conhecedor das linhas de coco sertaneja, brejeira e praieira, além da linha alagoana, traz consigo um repertório incrível, além de cantar cocos de sua infância e sua autoria.
Dia 6, sexta, 21h.
Comedoria. Grátis. Autoclassificação livre. Lugares limitados.
 
Sesc Rio Preto    
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333 
Informações: (17) 3216-9300    
sescsp.org.br    
Facebook e Instagram: /sescriopreto 
YouTube: /sescriopreto   
Horário de funcionamento: terça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 19h  
 
Fonte: Sesc Rio Preto 

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...