O espetáculo “A Compá del Tiempo” – dança e música flamenca levará, gratuitamente, às cidades de Bebedouro, Batatais e São Simão, um misto de dança, música, história e os sentimentos representados pela arte flamenca. As apresentações acontecem, respectivamente, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, às 19h30.  

A cultura flamenca surgiu do encontro de vários povos refugiados de guerras, inquisições e perseguições que culminaram no sul da Espanha. Neste espetáculo, que tem como objetivo difundir esta cultura envolvente e cheia de significado, o público poderá se encantar com dança e música, ao vivo.

As coreografias são acompanhadas de textos e intervenções audiovisuais, para que a plateia seja envolvida no ritmo forte do espetáculo flamenco e também possa aprofundar seu conhecimento cultural. Os bailaores (bailarinos) se apresentarão com os acessórios tradicionais da dança flamenca, como as castanholas, xales, leques e bata de cola (saia com cauda longa).

“Ao construir esse espetáculo nossa proposta é manter vivas as tradições culturais da dança flamenca e difundir essa arte tão especial, que é uma manifestação das comunidades do sul da Espanha, suas alegrias e sofrimentos, festas e momentos de descontração”, explica a diretora do espetáculo, Carol Robatini, que até os dez anos de idade, viveu no circo e, em 2012, fundou a Casa Aura, escola especializada em dança flamenca, com sede em Ribeirão Preto.

“A Compá del Tiempo” foi idealizado em 2018, a partir da necessidade de popularizar a arte flamenca em Ribeirão Preto e região. A Casa Aura Flamenca, tem como missão apresentar o flamenco como mais uma opção de arte, expressão e entretenimento.

A proposta artística de “A Compá del Tiempo” vem acompanhada do conceito da universalidade e de que todas as pessoas têm direito a ter acesso à arte. Por isso, o elenco é composto por artistas de diferentes origens, etnias, corpos, idades e pessoas LGBTQIAP+. Em relação à acessibilidade, as intervenções audiovisuais curtas, que acontecem durante o espetáculo, serão legendadas e terão tradução em Libras.

O espetáculo conta com o apoio do ProAC e do governo do Estado de São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Bailaores: Carol Robatini, Sara Lima, Duda Moreira e Jonas Ruedas

Músicos: Gustavo Rosa (direção musical e percussão), Allan Harbas (guitarra flamenca), Santy Torres (cante flamenco), Priscila Cubero (canto árabe), Ferndana Onofre (canto sefardí)

Direção geral – Carol Robatini

Luz - Michel Mika Masson

Som - Mário Porto

Casa Aura Flamenca – Desde 2012, a escola oferece aulas de flamenco para adolescentes a partir de 16 anos. Também tem uma turma especial para senhoras.

A Casa Aura está localizada na rua João Penteado, 677 – Ribeirão Preto e foi fundada pela bailarina e coreógrafa Carol Robatini, que viveu no circo até os dez anos de idade e, há 20 anos, se dedica ao estudo, prática e ensino da dança flamenca.

Serviço

Espetáculo “A Compá del Tiempo” (Casa Aura Flamenca)

Datas:

27/09 - Bebedouro

Local: Teatro Municipal Maurício Alves de Oliveira Júnior

28/09 - Batatais

Local: Teatro Municipal Fausto Bellini Degani

29/09 - São Simão

Local: Teatro Municipal Carlos Gomes

Horário: 19h30

Entrada: gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível. A troca dos alimentos pelos ingressos será realizada na bilheteria do teatro, das 17h30 às 19h.

Classificação etária: livre.

Fonte: Outras Palavras Comunicação Empresarial

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...