A Unidade de São José do Rio Preto (SP) do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, tendo como pilares a empatia, acolhimento e humanização, essenciais para o sucesso da reabilitação, adquiriu bonecas e bonecos terapêuticos que representam pessoas com amputações e deficiências físicas. Estes brinquedos estão sendo utilizados como ferramentas lúdicas e terapêuticas, proporcionando aos pacientes uma experiência que vai além do tratamento físico, promovendo a aceitação e o entendimento das suas próprias condições.

Entre os brinquedos adquiridos estão bonecas e bonecos com cadeira de rodas, com prótese na perna, com acessórios como órteses e cadeiras de rodas e com Síndrome de Down. Eles estão sendo utilizados por psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas como ferramentas lúdicas e educativas.

A iniciativa irá beneficiar centenas de crianças atendidas pela Unidade do Lucy Montoro, que integra o maior complexo hospitalar do interior paulista, o da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina. 

Sabrina Borsatti, psicóloga do Lucy Montoro, ressalta que o uso dos brinquedos inclusivos para a prática terapêutica junto aos pacientes é essencial para a reabilitação, pois esta não é apenas um processo físico, mas também emocional e psicológico. "Pacientes com deficiências físicas frequentemente enfrentam desafios não apenas em termos de mobilidade, mas também de identidade e autoaceitação. O uso de bonecos terapêuticos que representam essas condições serve como uma poderosa ferramenta para que os pacientes se sintam compreendidos e apoiados. A inclusão dessas ferramentas no tratamento diário reforça a missão do Lucy Montoro de fornecer um cuidado integral e humanizado, onde cada paciente é visto e tratado em sua totalidade", explica a psicóloga da Unidade do Lucy Montoro de São José do Rio Preto.

O menino Victor Hugo Zanelato Cescon, de 8 anos, foi uma das primeiras crianças a ter contato com a novidade. Ao entrar na sala e se deparar com os bonecos, ele logo escolheu o boneco cadeirante para brincar, sob o olhar da psicóloga. Andresa Ferraz Zanelato, mãe de Victor, elogiou a iniciativa do Lucy Montoro. "Os bonecos são muito legais, são importantes para mostrar que a condição de meu filho e outras crianças portadoras de deficiência é normal, que não precisa assustar. Estes brinquedos vão ajudar as crianças que nunca usaram um aparelho a entenderem que a adaptação é mais simples, sobretudo tendo os profissionais do Lucy Montoro ao nosso lado", afirmou Andressa.

A nova coleção de bonecos terapêuticos vai muito além de simples brinquedos. Cada peça foi cuidadosamente escolhida para proporcionar representatividade e apoio emocional a pacientes em reabilitação. Ao interagir com bonecos que refletem suas realidades, os pacientes encontram um espaço para autoaceitação, empoderamento e fortalecimento da identidade.

"Nosso objetivo é transformar o processo de reabilitação em uma experiência acolhedora, onde cada paciente se sinta visto, compreendido e respeitado em sua individualidade", afirma Sabrina. Além de impactar os pacientes diretamente, o projeto também visa sensibilizar familiares e cuidadores, promovendo maior compreensão e empatia.

Segundo especialistas, o uso desses bonecos promove aceitação mais rápida das condições físicas, fortalece os vínculos entre pacientes e profissionais e contribui para a reabilitação menos traumática e mais eficaz. "O tratamento vai além do físico; envolve empatia, acolhimento e a certeza de que todos somos únicos. É isso que queremos oferecer: uma jornada de reabilitação que respeita e valoriza cada história de vida", declara a psicóloga do Lucy Montoro.

Rede de Reabilitação Lucy Montoro

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro é um centro de referência em São Paulo no tratamento e reabilitação de pessoas com deficiências físicas. Seu compromisso é oferecer tratamentos que promovam a autonomia, a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida dos pacientes. Por meio de um corpo clínico altamente capacitado e de equipamentos modernos, a rede atende a milhares de pacientes todos os anos, proporcionando a eles não apenas reabilitação física, mas também suporte psicológico e emocional.

Funfarme, maior complexo hospitalar do interior paulista

Um dos maiores e mais importantes complexos hospitalares do Brasil e instituição de saúde que mais presta atendimentos ao SUS no Brasil, a Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto, de São José do Rio Preto (SP), é referência para o atendimento de mais de 1,5 milhão de habitantes dos 102 municípios da região noroeste do Estado de São Paulo, sob a jurisdição do Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15).

A Fundação rio-pretense é referência em neurocirurgia pediátrica e de adulto, transplante de medula óssea pediátrico e de adulto, obstetrícia e cirurgias gerais de crianças, em especial, oncológicas e cardíacas. Um de seus centros de saúde, o Hospital de Base de Rio Preto é hospital escola da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), uma das mais conceituadas instituições de ensino médico do país.

A Funfarme é uma fundação filantrópica ligada à Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto) e reúne o Hospital de Base (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro, a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Também estende sua atuação na gestão de outras unidades, incluindo a unidade Lucy Montoro e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Fernandópolis, o Hemonúcleo de Catanduva e unidades de teleatendimento e consultorias remotas.

Fonte: InterMídia

Novorizontino estreia com derrota no Paulistão 2025

Leia mais...

'Tapete verde' e mau cheiro no leito do Rio Tietê incomodam moradores de Novo Horizonte

Leia mais...

Hospital Emílio Carlos realiza captação múltipla de órgãos com apoio do projeto TransplantAR

Leia mais...

Hospitais da FPA alertam sobre aumento de casos de dengue

Leia mais...

Prédio reformado do CAIC irá receber dois projetos

Leia mais...

Prefeitura de Rio Preto anuncia terceira faixa na Washington Luiz

Leia mais...