Nesta sexta-feira, dia 07, o Riopreto Shopping recebe a Intervenção escultórica "Geradores de arte" da artista plástica Norma Vilar. Respeitando todas as normas de distanciamento e cuidando da segurança dos clientes, a intervenção conta com 12 esculturas representando o atual momento em que vivemos.

Segundo a artista, cada obra levou em média seis meses para ficar pronta, totalizando cinco anos para a conclusão do trabalho. Para a intervenção, as esculturas receberam uma nova roupagem, trazendo uma reflexão atual e necessária.

"O observador será surpreendido por obras de grande porte, humanizadas e utilizando máscaras. Para ampliar as possibilidades de interação e diálogo, cada obra é acompanhada por um painel com textos poéticos do escritor Sérgio Motta. Penso que esta intervenção é um ato de intervir, indicando uma mediação, exalando arte e amor nessa situação adversa dos dias atuais, promovendo a reestruturação", diz Norma.

A instalação poderá ser conferida na Praça 3 de Eventos até o dia 27 de agosto, com entrada gratuita e aberta ao público. A artista utilizou diversos materiais para a elaboração das esculturas como: aço carbono, ouro, machê oxidado e ferro.

Em seu processo criativo, Norma explica o que geralmente faz: "Procuro me cercar de coisas diferentes, me livrar de preconceitos; enxergar o mundo com outros olhos; estar sempre antenada em todo tipo de arte e manifestação cultural. Mas, utilizo também as sete etapas do processo de criação, que são pesquisa, processamento, incubação, distanciamento, iluminação, verificação e produção".

Sobre a artista

Norma Vilar é formada em artes plásticas pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), com especialização em pintura na Grécia, pós-graduada em "Arte e Criatividade" pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e técnica em design de interiores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Com mais de 30 anos de carreira, Norma é referência no circuito artístico, já participou de exposições em Portugal, Estados Unidos, Argentina, Inglaterra, Emirados Árabes, México, França, Espanha, Itália e Áustria. A artista plástica faz parte da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura e possui sua galeria em São José do Rio Preto, onde expõe suas obras.

Fonte: BoniPeixe Comunicação

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...