Estão abertas as inscrições para o projeto "Cianótipo – Azul da cor do mar", da fotógrafa Cacá Romani, contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas edital 003/2020 - Artes visuais (Fotografia). 

O projeto é direcionado às escolas da Rede Pública de Ensino de São José do Rio Preto e consiste na realização de um dos processos mais antigos da fotografia analógica, a Cianotipia, impressão monocromática em tons de azul.

As oficinas aconteceriam no estúdio do fotógrafo Jorge Etecheber, com a orientação de Cacá Romani. Mas, por conta da pandemia, as escolas inscritas terão acesso a um vídeo aula, explicando o processo químico de impressão, e receberão também todo o material necessário para depois, quando as aulas presenciais voltarem, reproduzirem a atividade com os alunos. 

As inscrições podem ser feitas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o limite de oito vagas. A partir do dia 21 de setembro, os materiais para execução do projeto serão entregues às escolas participantes e o vídeo aula sobre a Cianotipia será disponibilizado nas mídias digitais do projeto, Facebook e Instagram (@projeto.cianotipo).

"O resultado das oficinas possibilita a realização de uma exposição, contendo as criações dos estudantes e educadores que participaram, permitindo assim, um primeiro contato com a fotografia e explicando sobre essa antiga técnica de impressão", diz Cacá, fotógrafa e realizadora do projeto.

 Sobre Cacá Romani

Cacá Romani é formada em turismo, com ênfase em eventos pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Pós graduada em administração de eventos pelo Senac. E formada na escola Focus de fotografia em São Paulo e na Area Z em São José do Rio Preto, onde atua atualmente. Realiza ensaios femininos, familiares e infantil, fotografa eventos em geral e suas fotografias já participaram de concursos internacionais de fotografia. Já realizou duas exposições e atualmente é diretora de eventos e financeiro do Fotoclube Rio Preto e Branco.

 Sobre a Cianotipia

Cianotipia, ou Cianótipo, é um processo manual e químico de impressão fotográfica analógica, que reproduz a imagem em tons azuis. O processo foi descoberto em 1842, pela botânica e fotógrafa inglesa Anna Atkins e pelo cientista John Herschel.

Fonte: BoniPeixe Comunicação

Catanduva conquista títulos no Circuito Fisco Paulista de Xadrez em Bauru

Leia mais...

Handebol Master de Catanduva estreia na Liga Metropolitana de olho no Brasileiro

Leia mais...

Vôlei feminino de Catanduva vence Terra Roxa pela Copa Regional

Leia mais...

GCM atende caso de violência doméstica e apreende drogas em Catanduva

Leia mais...

GCM prende homem com mandado em aberto nas proximidades do CCO em Catanduva

Leia mais...

Educação promove encontro sobre inclusão nesta quinta-feira em Catanduva

Leia mais...