Este domingo, dia 18 de maio, será muito especial no Plaza Shopping. A partir das 16h, o artista multimídia rio-pretense, Jef Telles, irá promover dois eventos totalmente gratuitos no Espaço Plaza Cultural, que fica no Piso Romeu Strazzi (segundo piso).

 

Première

 

O público terá a oportunidade de participar da première do mais recente trabalho do artista, o curta-metragem infantil “A Cabeça do Menino Invisível”. Produzido em 360º, ele conta a história de um menino que não podia ser visto ou notado, por viver longe das telas dos smartphones e de mecanismos digitais.

 

Com duração de oito minutos, o curta é a primeira produção audiovisual do artista voltada ao público infantil. Segundo Telles, suas influências criativas foram seus sobrinhos. “Escrevi dois livros para eles quando tinham três e quatro anos. Agora que estão com seis e sete, me senti provocado a pensar um trabalho mais profundo e reflexivo”, revela.

 

Apesar de inserido em um universo lúdico, com cenários fantasiosos, “A Cabeça do Menino Invisível” é também uma reflexão para pais, mães e filhos imersos no mundo virtual. “As inteligências artificiais, jogos e redes sociais já são parte irreversível das nossas práticas. Porém, acho importante despertar esse estado de consciência, inclusive em relação à natureza e ao orgânico da vida”, explica Telles.

 

As vagas para assistir ao curta são limitadas e a exibição é indicada para maiores de sete anos de idade. Para assistir, basta ir até o local e retirar uma senha.

 

 

Exposição

 

Junto com a première do curta, o artista fará a abertura da exposição multimídia “Fotúreto”, que combina fotografia, colagens digitais, poesia, som binaural e videoarte. A obra, de caráter surrealista, é composta por 15 telas impressas em canvas, que acompanham QR codes individuais. Ao escaneá-los, os espectadores podem ouvir ou assistir a micro-histórias referentes a cada imagem.

 

Para acessar os vídeos, além de um smartphone, é recomendado ao público levar seus próprios fones de ouvido. Alguns áudios foram produzidos com microfone binaural - dispositivo que simula o ouvido humano, criando uma sensação sonora de 360º. “Dentro do contexto ficcional de cada tela, ao escanear os QR codes, encontram-se poemas, videoartes e informações documentais sobre como, onde ou por que aquela foto foi tirada”, explica Telles.

 

“Fotúreto” fica aberto ao público de 18 de maio a 29 de julho, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 14h às 20h. A entrada é franca!

 

“Para o Plaza Shopping é um privilégio ter um artista como Jef Telles ocupando o Espaço Plaza Cultural. Faz parte das nossas iniciativas trazer sempre arte de qualidade e gratuita para a comunidade e os projetos dele vão ao encontro desse propósito. Temos certeza de que será um sucesso, não deixem de visitar”, convida a gerente de Marketing do Plaza Shopping, Simone Ponce. 

 
Fonte: Comunic Comunicação Estratégica

 

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...