Quarenta e um acidentes envolvendo postes, de janeiro deste ano até agora. Os números representam um cenário preocupante nos 15 municípios da área de concessão da Energisa Sul-Sudeste na região de Catanduva. Por isso, às vésperas de mais um feriado prolongado, a Energisa reforça as orientações de segurança para quem se envolver ou presenciar uma colisão contra poste. O intuito é preservar vidas e despertar a consciência sobre a importância da direção defensiva para evitar acidentes que também causam impacto ao fornecimento de energia elétrica.
 
O gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste, Anderson Rabelo Rosa, explica que a concessionária tem a vida como o seu principal valor e atua em iniciativas de conscientização para prevenir acidentes nas comunidades onde está presente.
 
"Geralmente, nos feriados prolongados o fluxo de veículos nas ruas, estradas, rodovias e vicinais aumenta significativamente. Com isso, precisamos reforçar o alerta sobre a necessidade de atenção e direção defensiva na prevenção de acidentes de trânsito, inclusive os que envolvem postes e podem causar choque elétrico, curto-circuito e até fatalidades".
 
Além do risco à vida, Anderson analisa o quanto esses acidentes impactam o fornecimento da energia. Para se ter uma ideia, nas 41 ocorrências registradas de janeiro a junho deste ano, mais de 9,2 mil clientes da região de Catanduva tiveram a energia interrompida temporariamente devido aos danos causados à rede elétrica.
 
"Ainda que a Energisa tenha equipamentos modernos que permitem realizar procedimentos automáticos para restabelecer a energia de forma mais rápida para o maior número de pessoas, nem sempre é possível restabelecer todos os clientes de uma vez. Dependendo da complexidade dos estragos, das condições climatológicas, do local do acidente, os reparos podem levar um tempo adicional e, por questões de segurança, pode até ser necessário executar os trabalhos com a rede desligada", explica Anderson.
 
Orientações de segurança
Seja na área urbana ou rural, além de conduzir o seu veículo com atenção, é importante saber o que fazer em caso de acidentes envolvendo postes de energia. Nesses casos, a orientação da Energisa é para que motorista e passageiros mantenham a calma e permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada do socorro pelas equipes especializadas.
 
Além disso, ainda que a rede de distribuição seja equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, é indispensável não se aproximar e nem descartar os riscos potencializados em uma colisão.  
 
Se presenciar um acidente com poste, mantenha a distância e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros e para a Energisa, para que as equipes façam o resgate com segurança.  
 
Fonte: Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III - COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER

Docentes da Famerp ampliam os limites da sala de aula e levam conhecimento à comunidade

Leia mais...

Aprenda a preparar brigadeiro gourmet de café em sua casa

Leia mais...

Empresa de SP cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

Leia mais...

Polícia Civil conclui investigação e prende novamente líder de organização que movimentou R$ 13 mi

Leia mais...

Diogo Moreira é confirmado na MotoGP e Brasil terá piloto na categoria após 19 anos

Leia mais...

Diploma "Prof.ª Maria José Bellíssimo Ferrisse" será entregue nesta sexta-feira (17); Gleison Begalli é o autor da homenagem

Leia mais...