A presença das mulheres na cultura Hip Hop brasileira é o tema da masterclass que marca o lançamento do curso do projeto Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro, realizado pela casa de criar. Programada para o próximo dia 27 de setembro (sábado), às 20h, a masterclass será ministrada pela rapper, historiadora e pedagoga Lunna Rabetti, de São Paulo.

O curso sobre a história do Hip Hop integra uma programação de 455 horas, distribuídas em nove ações gratuitas distintas, que serão realizadas até o final deste ano. A proposta do projeto Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro é promover a formação, produção e difusão por meio da participação de artistas locais, nacionais e internacionais, proporcionando, na sede da casa de criar, um espaço de cultura e resistência para a juventude urbana e honrando a memória artística da cidade.

Presidente do Instituto Global Perifeminas e facilitadora da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, Lunna fortalece o Hip Hop paulista e brasileiro há mais de três décadas. Ela é autora do livro A vida marginal de Luana Rabetti - Entre linhas, folhas e tintas (2021) e organizadora da série editorial Perifeminas, que já teve três edições publicadas, além da revista Voz das Minas e participações em coletâneas, filmes e documentários.

Exposição

Além da masterclass do curso sobre a história do Hip Hop, o projeto da casa de criar é marcado, neste mês, pela exposição Rio Preto, onde o Hip Hop vive, cuja vernissage será realizada nesta segunda-feira (22/9), às 20h30.

Concebida por juny kp!, que comanda a casa de criar ao lado da escritora Carolina Manzato, Rio Preto, onde o Hip Hop vive é uma exposição infográfica que sistematiza todo o acervo sobre a história dessa cultura urbana periférica na cidade. Tratam-se de recortes de jornais, fotografias, materiais impressos, rascunhos e outros registros acumulados pelo artista visual que, de alguma forma, documentam a evolução do Hip Hop rio-pretense.

Os quatro elementos da cultura Hip Hop movimentam a casa de criar aos domingos. No dia 21 de setembro, a partir das 17h, o encontro terá a crew rio-pretense X Style United, o DJ Kayque e o grafiteiro Edson Ramos, que também participa de um bate-papo sobre arte e mercado.

No dia 28 de setembro, será a vez de Mirrors Beat Squad, DJ Bocka e do grafiteiro Will Insano, além da DJ e produtora Lu Pequim, que falará sobre a arte da produção do Hip Hop em São José do Rio Preto.

A realização do projeto Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro é viabilizada pelo fomento da Lei Nelson Seixas 2024, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Serviço

Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro

21/9, às 17h – cultura de rua com X Style United, DJ Kayque e Edson Ramos

21/9, às 19h – papo reto com Edson Ramos

22/9, às 20h30 – Vernissage da exposição 'Rio Preto, onde o Hip Hop vive'

27/9, às 20h – masterclass com Lunna Rabetti (Presença feminina na Cultura Hip Hop do Brasil)

28/9, às 17h – cultura de rua com MIRRORS, DJ bocka, Will Insano

28/9, às 19h – papo reto com Lu Pequim

29/9, às 19h – curso com juny kp! (videoclipes de rap dos anos 1970 e 80)

5/10, às 14h – oficina de graffiti com Will Insano

5/10, às 16h – oficina de rap com juny kp! e Carolina Manzato

casa de criar Rua Nelson Freitas, 745 – (Parque Residencial Laureano Tébar)

Grátis

Saiba mais no Instagram @casadecriar e no site www.casadecriar.com.br

Fonte: BoniPeixe Comunicação e Fotografia

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...