As cinco fontes do Parque Termas de Ibirá (SP) — Saracura, Carlos Gomes, Seixas, Ademar de Barros (dentro do parque) e Jorrante (externa) — secaram devido ao severo período de estiagem. A informação foi divulgada pela Prefeitura do município.
Normalmente, essas fontes oferecem água gratuita 24 horas por dia a visitantes de todo o país e do mundo. No entanto, segundo a Prefeitura, a normalização do fornecimento depende do retorno das chuvas, conforme reportado pelo portal Gazeta do Interior.
A região tem enfrentado fenômenos semelhantes nos últimos anos. Em outros períodos de estiagem, por exemplo, o município chegou a restringir o acesso à captação de água das fontes entre 22h e 6h para preservar o lençol freático.
Situação da Fonte Jorrante
A Prefeitura informou que, excepcionalmente na fonte Jorrante, houve o rompimento de um cano no Balneário, e o fornecimento de água deveria ser restabelecido às 15h00 desta quarta-feira (08/10).
Importância das Águas de Ibirá
As águas de Termas de Ibirá são conhecidas por suas propriedades terapêuticas. Elas são vanádicas, alcalinas e bicarbonatadas, destacando-se pelo elevado teor de vanádio, um mineral raro. O vanádio é associado a potenciais benefícios medicinais, como:
-
Ajuda no metabolismo de carboidratos;
-
Auxilia no controle de diabetes;
-
Contribui para a regeneração da pele e cicatrizações;
-
Atua como antioxidante.
O pH dessas águas costuma variar entre 9,9 a 10, o que indica uma alta alcalinidade, possivelmente reforçando seus efeitos terapêuticos.
Além dos banhos de imersão no histórico balneário "Evaristo Mendes Seixas" (com capacidade para cerca de 500 banhos/dia em condições normais), a água das fontes é usada para ingestão, sendo considerada medicinal.
Enquanto a situação de estiagem persiste, gestores reforçam a importância da conservação do lençol freático e do uso sustentável dos recursos hídricos para evitar danos permanentes às valiosas fontes terapêuticas da cidade.
Com informações do portal Gazeta do Interior.
![]() |