Desde agosto, adultos e idosos novorizontinos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades cognitivas, sociais e de comunicação por meio de oficinas gratuitas de leitura e escrita, música, dança e artes cênicas. As aulas ocorrem pelo projeto Cultivando Conhecimento, que seguirá até o primeiro semestre de 2026, promovendo a inclusão social e fortalecendo a autoestima dos mais de 250 participantes.
No Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Novo Horizonte, mais de 50 idosos participam das aulas de dança e música às terças e quartas-feiras. O intuito é proporcionar momentos que promovam a expressão artística, a socialização e a valorização pessoal, impactando física e emocionalmente os integrantes. 
Bárbara Aparecida dos Santos, de 65 anos, afirma que as aulas fazem muito bem para o coração e para a alma. "Nunca tinha feito aulas de dança ou música, é a primeira vez, e elas me fazem bem. Estou amando. É uma atividade muito boa, tira o estresse da gente. E os amigos que tenho aqui considero uma família."
Quem também destaca o quanto se sente bem em participar do projeto é Albina Luisa Rosseton, de 85 anos: "Faz muito bem para a mente, para tudo. Estou muito contente". As participantes Dilva Dominato Coleto, de 76 anos, e Renilda Azevedo, de 65 anos, também afirmam que as aulas trazem felicidade. "Quando venho para as atividades, os dias ficam muito bons. Eu gosto muito e não quero perder nunca, foi a melhor coisa que eu encontrei", ressalta Renilda. "Um projeto que faz muito bem para nós", complementa Dilva.
Outros quatro locais da cidade recebem o Cultivando Conhecimento: Oficina da Criança e do Adolescente (OECA), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o projeto Atletas do Futuro. Os participantes têm aulas de música, artes cênicas e letramento, que foca no aprimoramento da leitura e escrita, capacitando os participantes a aplicar suas habilidades em situações práticas do cotidiano.
"Além de capacitar e incentivar novas habilidades, as aulas objetivam promover momentos de relaxamento e descontração, trabalhando mente e corpo de forma integral", afirma Júlia Berwerth, da Dua Produtora.
Para a supervisora de Comunicação e Eventos da Usina São José da Estiva, Rose Guerra, o projeto expande o universo dos participantes. "Todas essas oficinas têm em comum o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de aprender algo diferente e especial para suas vidas. Abre novos horizontes, estimula o convívio e permite que saiam melhores, mais confiantes e mais preparados para enfrentar desafios diários", diz Rose.
Realizado via Lei Rouanet, o projeto Cultivando Conhecimento tem apoio da Usina São José da Estiva e do Grêmio Novorizontino, patrocínio da Usina Santa Isabel e realização da Dua Produtora.
Fonte: Dua Produções

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...