Desde agosto, adultos e idosos novorizontinos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades cognitivas, sociais e de comunicação por meio de oficinas gratuitas de leitura e escrita, música, dança e artes cênicas. As aulas ocorrem pelo projeto Cultivando Conhecimento, que seguirá até o primeiro semestre de 2026, promovendo a inclusão social e fortalecendo a autoestima dos mais de 250 participantes.
No Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Novo Horizonte, mais de 50 idosos participam das aulas de dança e música às terças e quartas-feiras. O intuito é proporcionar momentos que promovam a expressão artística, a socialização e a valorização pessoal, impactando física e emocionalmente os integrantes.
Bárbara Aparecida dos Santos, de 65 anos, afirma que as aulas fazem muito bem para o coração e para a alma. "Nunca tinha feito aulas de dança ou música, é a primeira vez, e elas me fazem bem. Estou amando. É uma atividade muito boa, tira o estresse da gente. E os amigos que tenho aqui considero uma família."
Quem também destaca o quanto se sente bem em participar do projeto é Albina Luisa Rosseton, de 85 anos: "Faz muito bem para a mente, para tudo. Estou muito contente". As participantes Dilva Dominato Coleto, de 76 anos, e Renilda Azevedo, de 65 anos, também afirmam que as aulas trazem felicidade. "Quando venho para as atividades, os dias ficam muito bons. Eu gosto muito e não quero perder nunca, foi a melhor coisa que eu encontrei", ressalta Renilda. "Um projeto que faz muito bem para nós", complementa Dilva.
Outros quatro locais da cidade recebem o Cultivando Conhecimento: Oficina da Criança e do Adolescente (OECA), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o projeto Atletas do Futuro. Os participantes têm aulas de música, artes cênicas e letramento, que foca no aprimoramento da leitura e escrita, capacitando os participantes a aplicar suas habilidades em situações práticas do cotidiano.
"Além de capacitar e incentivar novas habilidades, as aulas objetivam promover momentos de relaxamento e descontração, trabalhando mente e corpo de forma integral", afirma Júlia Berwerth, da Dua Produtora.
Para a supervisora de Comunicação e Eventos da Usina São José da Estiva, Rose Guerra, o projeto expande o universo dos participantes. "Todas essas oficinas têm em comum o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de aprender algo diferente e especial para suas vidas. Abre novos horizontes, estimula o convívio e permite que saiam melhores, mais confiantes e mais preparados para enfrentar desafios diários", diz Rose.
Realizado via Lei Rouanet, o projeto Cultivando Conhecimento tem apoio da Usina São José da Estiva e do Grêmio Novorizontino, patrocínio da Usina Santa Isabel e realização da Dua Produtora.
Fonte: Dua Produções
![]() |


