Fiesp e Sesi-SP receberam nesta terça-feira (11/11) autoridades municipais, empresas e instituições parceiras para a terceira edição do Prêmio Alfabetização Responsável (PAR), realizado no Teatro do Sesi-SP, na Avenida Paulista. O evento teve ainda a estreia do Selo Fiesp Alimentar o Futuro.
O Prêmio PAR reconhece os esforços para a alfabetização de crianças na idade certa, enquanto o Selo Fiesp Alimentar o Futuro é conferido a municípios e empresas comprometidos com políticas e ações voltadas à promoção da alimentação saudável na infância.
"Educação é a maior alavanca para o desenvolvimento de um país. Não podemos conceber uma nação digna do seu povo sem oferecer igualdade de oportunidades. E isso só se faz por meio da educação", disse o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Josué Gomes da Silva, que destacou outras iniciativas da entidade.
"Por meio do programa Sesi para Todos, buscamos enriquecer a vida dos alunos, dando continuidade a iniciativas como o Recompondo Saberes, o Novo Olhar e o PAR, alcançando 645 municípios. E sempre buscamos utilizar os recursos do Sesi para fortalecer a educação".
O Prêmio Alfabetização Responsável (PAR) foi criado para reconhecer os municípios paulistas que obtiveram os melhores resultados na alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Entre os oito vencedores do prêmio estão Olímpia e Riolândia, além de Sagres, Campos Novos Paulista, Tupi Paulista, Lins, Taquaritinga e Bertioga.
Além do troféu, cada município vencedor ganhará um espaço Sesi Maker, que será instalado na cidade e inclui equipamentos, mobiliário e ferramentas, além de orientação especializada para seu funcionamento. Esse espaço apoia o aprendizado criativo e o desenvolvimento de competências tecnológicas. Desde 2023, o programa já contemplou 16 municípios paulistas.
Antes do anúncio dos vencedores, também foram homenageados os oito municípios que mais avançaram nos índices de alfabetização entre 2023 e 2024. Entre eles estão Catanduva e Catiguá, além de Ribeirão dos Índios, Nova Independência, Itaporanga, Ilha Comprida, Miracatu e Itaquaquecetuba.
"Foi com muita alegria que recebemos as notícias das premiações de Olímpia e Riolândia, além dos reconhecimentos de Catiguá e Catanduva, todas cidades da Regional do SESI São José do Rio Preto. Temos certeza de que eles são mais do que merecidos e vão ao encontro do princípio do SESI-SP de que educação forte é a base de tudo", afirma a gerente regional do SESI Rio Preto, Silvia Helena Marchi.
E a noite contou também com a entrega do Selo Fiesp Alimentar o Futuro, que foi concedido a empresas e municípios das regiões Central e do Vale do Ribeira, onde o programa desenvolveu projetos-piloto, em parceria com os consórcios CONCEN (Região Central) e CODIVAR (Vale do Ribeira).
As empresas premiadas foram a Alumínio Ramos e a Mosaic Fertilizantes. Já entre os municípios premiados na categoria Ouro estão Araraquara, Peruíbe e Registro. Na categoria Prata, Angatuba, Cananéia, Itápolis e Jacupiranga.
Para assistir à cerimônia completa do Prêmio PAR 2025, acesse https://www.youtube.com/watch?v=Zg05dEuz14E.
Fonte: SESI - SP
![]() |


