Fiesp e Sesi-SP receberam nesta terça-feira (11/11) autoridades municipais, empresas e instituições parceiras para a terceira edição do Prêmio Alfabetização Responsável (PAR), realizado no Teatro do Sesi-SP, na Avenida Paulista. O evento teve ainda a estreia do Selo Fiesp Alimentar o Futuro.
 
O Prêmio PAR reconhece os esforços para a alfabetização de crianças na idade certa, enquanto o Selo Fiesp Alimentar o Futuro é conferido a municípios e empresas comprometidos com políticas e ações voltadas à promoção da alimentação saudável na infância.
 
"Educação é a maior alavanca para o desenvolvimento de um país. Não podemos conceber uma nação digna do seu povo sem oferecer igualdade de oportunidades. E isso só se faz por meio da educação", disse o presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Josué Gomes da Silva, que destacou outras iniciativas da entidade.
 
"Por meio do programa Sesi para Todos, buscamos enriquecer a vida dos alunos, dando continuidade a iniciativas como o Recompondo Saberes, o Novo Olhar e o PAR, alcançando 645 municípios. E sempre buscamos utilizar os recursos do Sesi para fortalecer a educação".
 
O Prêmio Alfabetização Responsável (PAR) foi criado para reconhecer os municípios paulistas que obtiveram os melhores resultados na alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Entre os oito vencedores do prêmio estão Olímpia e Riolândia, além de Sagres, Campos Novos Paulista, Tupi Paulista, Lins, Taquaritinga e Bertioga. 
 
Além do troféu, cada município vencedor ganhará um espaço Sesi Maker, que será instalado na cidade e inclui equipamentos, mobiliário e ferramentas, além de orientação especializada para seu funcionamento. Esse espaço apoia o aprendizado criativo e o desenvolvimento de competências tecnológicas. Desde 2023, o programa já contemplou 16 municípios paulistas.
 
Antes do anúncio dos vencedores, também foram homenageados os oito municípios que mais avançaram nos índices de alfabetização entre 2023 e 2024. Entre eles estão Catanduva e Catiguá, além de Ribeirão dos Índios, Nova Independência, Itaporanga, Ilha Comprida, Miracatu e Itaquaquecetuba.
 
"Foi com muita alegria que recebemos as notícias das premiações de Olímpia e Riolândia, além dos reconhecimentos de Catiguá e Catanduva, todas cidades da Regional do SESI São José do Rio Preto. Temos certeza de que eles são mais do que merecidos e vão ao encontro do princípio do SESI-SP de que educação forte é a base de tudo", afirma a gerente regional do SESI Rio Preto, Silvia Helena Marchi.
 
E a noite contou também com a entrega do Selo Fiesp Alimentar o Futuro, que foi concedido a empresas e municípios das regiões Central e do Vale do Ribeira, onde o programa desenvolveu projetos-piloto, em parceria com os consórcios CONCEN (Região Central) e CODIVAR (Vale do Ribeira).
 
As empresas premiadas foram a Alumínio Ramos e a Mosaic Fertilizantes. Já entre os municípios premiados na categoria Ouro estão Araraquara, Peruíbe e Registro. Na categoria Prata, Angatuba, Cananéia, Itápolis e Jacupiranga.
 
Para assistir à cerimônia completa do Prêmio PAR 2025, acesse https://www.youtube.com/watch?v=Zg05dEuz14E.
 
Fonte: SESI - SP

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...