Depois de circular por oito cidades paulistas convidando o público a refletir sobre gênero e diversidade através da arte, o Grupo de Apoio à Loucura (GAL) encerra em São José do Rio Preto, sua terra natal, o projeto Ensaios sobre artivismo – Do ventre à celebração, com uma programação que sintetiza as vivências e trocas de sua primeira turnê artística por São Paulo.

 

Em Rio Preto, o projeto Ensaios sobre artivismo – Do ventre à celebração ocupa os espaços culturais Casa Biá de Arte Transformista em 1º de dezembro (segunda, Dia Mundial de Luta contra a Aids); e Casa Nuvem nos dias 12 e 13 de dezembro (sexta e sábado), envolvendo artistas LGBTQIAPN+ da cena local e de outros territórios. A entrada é de graça.

 

Segundo Murilo Gussi, mente criativa à frente do GAL, a primeira circulação pelo estado revelou como as inquietações que provocam as criações artivistas do coletivo rio-pretense ecoam em outros territórios, reforçando a necessidade de uma rede apoio e afeto para que o público LGBTQIAPN+ possa romper com suas históricas opressões.

 

"Os bate-papos e as oficinas foram espaços de troca potente, com pessoas reconhecendo aquele momento como um lugar tranquilo para falar das suas angústias, dúvidas e anseios. Em alguns lugares conseguimos conectar pessoas com a rede local de apoio ao público LGBT+, pessoas que não tinham informação de como acionar esses serviços em suas cidades. Esse foi o grande aprendizado dessa trajetória", compartilha Murilo.

 

Contemplado em edital de fortalecimento da Cultura LGBTQIA+ do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração circulou por Ribeirão Preto, Bauru, São Paulo, Santos, Ubatuba, Campinas, Araçatuba e Catanduva, com exibições de filme e bate-papo, oficina e intervenção artística.

 

 

Fechação de turnê

Em São José do Rio Preto, a programação tem início no dia 1º de dezembro (segunda-feira), às 19h, na Casa Biá de Arte Transformista, com a exibição do filme O ventre do traviarcado, dirigido por Gaia do Brasil. Após a sessão, haverá um bate-papo com as atrizes do filme, Christina Martins, Agatha Renard e Stella She.

 

A obra de Gaia do Brasil revisita fatos históricos da comunidade LGBTQIA+, como a eclosão da epidemia de HIV nos anos 1980; a Operação Tarântula, que varreu travestis das ruas da capital paulista em 1987; e rememora figuras icônicas como Cláudia Wonder, Rogéria e Brenda Lee, entre outras.

 

O projeto Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração seguirá no dia 12 de dezembro (sexta-feira), às 21h, na Casa Nuvem, com show do duo rio-pretense Magia Negra, que tem uma história de parceria criativa com GAL.

 

No dia 13 de dezembro (sábado), na Casa Nuvem, das 14h às 17h, GAL recebe a artista e performer Warley Noua (Imperatriz da Noua Mamba Negra / Overseer Noua Milan), que vai ministrar a oficina Corpo em passarela – Introdução ao Vogue e Runway. Na oficina, ela convida o público a descobrir a força, a graça e o poder de se mover com intenção, vivenciando as linguagens da cultura Ballroom, que transformam movimento em expressão, resistência e liberdade.

 

E liberdade é o que marca o último ato da programação no dia 13 de dezembro (sábado), às 21h, na Casa Nuvem: o Cabaré da Fechação – Ball da GAL, um momento de celebração que transforma pesquisa, afeto e dissidência em presença cênica e coletiva. "É a forma de reafirmarmos umas manifestações mais emblemáticas da cultura LGBT+, com performances, categorias de ball e participação de artistas muito especiais para GAL e para a cena de São José do Rio Preto", destaca Murilo.

 

Da cena rio-pretense, marcam presença no Cabaré da Fechação – Ball da GAL nomes como Monna Mu, DJ Barbara Ananda, Joanna Blac, Christina Martins, Azulla e Melusine Sparkle. Entre as convidadas estão Overseer Núbia Candace, uma das referências da cultural Ballroom no País, e Carla Mendes, mulher transexual preta periférica, militante, ativista, produtora cultural, palestrante e representante da comunidade LGBT+ em Catanduva.

 

Para Murilo, o encontro final dos Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração assume a pista como território de resistência, festa como gesto artístico e o brilho como afirmação de vida. " Um ritual contemporâneo que celebra a potência da comunidade LGBTQIAPN+, afirmando o artivismo como linguagem estética, política e afetiva", define.

 

Serviço

Ensaios sobre artivismo – Do ventre à celebração

GAL – Grupo de Apoio à Loucura

Instagram: @_grupodeapoioaloucura

 

Dia 1/12 (segunda), às 19h

Exibição de o 'Ventre do traviarcado' e bate-papo

Casa Biá de Arte Transformista (Rua Arnold Von Bugenhagem, 2100 - Parque das Flores 2)

Grátis

 

Dia 12/12 (sexta), às 21h

Show do duo Magia Negra (São José do Rio Preto-SP)

Casa Nuvem (Rua Dr. Presciliano Pinto, 838 - Boa Vista)

Grátis

 

Dia 13/12 (sábado), das 14h às 17h

Oficina: Corpo em Passarela — Introdução ao Vogue e Runway

Com Warley Noua (Imperatriz da Noua Mamba Negra / Overseer Noua Milan)

Casa Nuvem (Rua Dr. Presciliano Pinto, 838 - Boa Vista)

Grátis

 

Dia 13/12 (sábado), às 21h

Cabaré da Fechação  - Ball da GAL

Com Overseer Núbia Candace, Carla Mendes, Monna Mu, Joanna Blac, DJ Barbara Ananda, Christina Martins, Azulla e Melusine Sparkle

Casa Nuvem (Rua Dr. Presciliano Pinto, 838 - Boa Vista)

Grátis

Fonte: Harlen Félix

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...