No dia 3 de dezembro, às 15h, no teatro do Sesc Rio Preto, acontece o Encontro Anual do Sesc Mesa Brasil, uma celebração dos resultados e da importância da maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina. O programa Sesc Mesa Brasil atua no combate à fome e à insegurança alimentar, atendendo prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional por meio de entidades cadastradas. Além disso, realiza ações emergenciais com logística humanitária, mobilizando parceiros para arrecadar e distribuir doações em situações de calamidade em todo o país.
Em Rio Preto, os números de 2025 impressionam: 30 empresas doadoras, 60 instituições atendidas e 293.677,822 kg de alimentos arrecadados. Esses resultados refletem a força da solidariedade e o impacto do programa na vida de milhares de pessoas.
O encontro será um momento de reflexão e celebração. A programação inclui uma contextualização sobre a fome e a insegurança alimentar nos territórios, destacando os desafios no acesso a alimentos de qualidade e a importância da doação para garantir uma alimentação digna e combater o desperdício. O objetivo é promover um diálogo amplo entre quem doa e quem recebe, reforçando a relevância da qualidade do alimento doado e sua transformação em refeições nas instituições.
Para tornar a ocasião ainda mais especial, haverá um pocket show intitulado "À Brasileira", com Lari Finocchiaro e grupo, na abertura do evento.
"As ações que marcam a atuação do programa Sesc Mesa Brasil são uma oportunidade de reforçar, junto à população, a importância de iniciativas que promovam o direito humano à alimentação adequada", afirma Luiz Galina, diretor regional do Sesc São Paulo.
Histórico do programa
Em 1994, o Sesc São Paulo deu início às pesquisas que levariam à criação de seu próprio programa de combate à fome, o Mesa São Paulo. No mesmo ano, é instalado o Cozinha Central do Mesa São Paulo no Sesc Carmo. A unidade na região central da capital paulista enviava refeições preparadas para as instituições beneficiadas. No ano anterior, uma das iniciativas que lançou luz sobre a causa foi a campanha da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O Sesc apoiou várias atividades da campanha.
Em 1997, o programa do Sesc implementou o sistema de Colheita Urbana, em que todos os dias, pela manhã, os caminhões do programa dirigem-se a empresas doadoras e coletam alimentos que seriam desperdiçados, mas estão em condições adequadas para consumo. No mesmo dia, distribuem os itens a instituições sociais cadastradas. A partir dali outros estados do país começaram a adotar o modelo. Em 2003, já com atuação nos 26 estados e no Distrito Federal, o programa recebeu o nome de Mesa Brasil Sesc e, mais recentemente, passou a ser conhecido como Sesc Mesa Brasil.
Em 2013, passa a ser reconhecimento pelo The Global FoodBanking Network (GFN), organização sem fins lucrativos comprometida com a criação e fortalecimento de bancos de alimentos em todo o mundo, como ação eficiente no combate à fome e ao desperdício.
E, em 2015, é criado o CECAM - Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil, em São Paulo, espaço destinado a captar, armazenar e distribuir grandes volumes de alimentos.
Saiba mais sobre o programa em sescmesabrasil.sescsp.org.br
Serviços:
Encontro Anual Sesc Mesa Brasil
Dia 03 de dezembro – Teatro – 15h
Grátis – Evento apenas para doadores, instituições cadastradas no programa Mesa Brasil e imprensa. Não aberto ao público geral.
Sesc Rio Preto
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333
YouTube: /sescriopreto
Horário de funcionamento: terça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 19h
Fonte: Assessoria Sesc Rio Preto
![]() |


