A Apta Regional de Pindorama receberá, no dia 4 de março de 2026, o 17º Encontro de Produtores de Amendoim, um Dia de Campo voltado à atualização técnica, difusão de tecnologias e fortalecimento da cadeia produtiva do amendoim no estado de São Paulo. O evento é destinado aos produtores de amendoim, estudantes e técnicos de empresas de sementes e insumos, ligados à cadeia produtiva de amendoim.

O evento reunirá pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC-APTA) e da Apta Regional, representantes de instituições de ensino, empresas do setor e produtores rurais. A programação inicia às 7h45, com recepção e inscrições no campo, em seguida, às 8h30, a abertura oficial.

A partir das 8h40, os participantes seguem para uma visita ao campo, conduzida pelos pesquisadores Marcos Doniseti Michelotto e José Ignácio de Godoy [consultor via Fundag], ambos do IAC. Após o retorno ao auditório, às 10h, o evento continua com nova recepção e, às 10h10, será apresentada a palestra "Perspectivas de mercado e as ações da Câmara Setorial", ministrada pelo professor José A. Rossato de Souza Jr. (Coplana e presidente da Câmara Setorial do Amendoim).

A programação técnica segue com o Espaço Syngenta, às 10h40. Em seguida, às 10h55, o professor Alexandrius de Moraes Barbosa (Unoeste) aborda o tema "Impactos climáticos na cultura do amendoim". Às 11h25, será aberto o Espaço Técnico Basf, e às 11h40, ocorre um intervalo destinado à interação com empresas expositoras.

O ciclo de palestras retorna às 11h55, com "Amendoim na Palha: Estratégia para Mitigar os Efeitos das Adversidades Climáticas", apresentada pelo pesquisador Denizart Bolonhezi, do Centro de Cana do IAC. Logo depois, às 12h25, acontece o Espaço Técnico Bayer. Às 12h40, o pesquisador Ignácio Godoy apresentará a nova cultivar de ciclo curto na palestra "IAC OL7: nova cultivar de amendoim de ciclo curto".

"O Dia de Campo reforça o compromisso da Apta Regional e do Instituto Agronômico com a inovação e o suporte ao setor produtivo, incentivando o uso de tecnologias e práticas que promovem maior eficiência, sustentabilidade e competitividade na cultura do amendoim", destaca o coordenador da Apta Regional, Daniel Gomes.

Segundo Michelotto, coordenador do evento, o IAC e a Apta Regional têm posição de destaque na cultura do amendoim, por meio de suas pesquisas e conhecimentos adquiridos ao longo de muitos anos, "além de atuar junto à cadeia produtiva, acompanhando de perto a evolução dessa cultura em São Paulo, principal estado produtor". 

O evento é vinculado a trabalhos de pesquisas do IAC e Apta Regional de Pindorama, neste caso o projeto "282 - IA - Amendoim", do NIT IAC, do programa de melhoramento genético de amendoim do IAC, em parceria de empresas da cadeia produtiva, e apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

Apta Regional

A Apta Regional é uma das Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (ICTESP), vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). Com 18 unidades regionais de pesquisa, atua em áreas como agronomia, zootecnia, pesca continental, sanidade vegetal e animal, agregação de valor em produtos agropecuários, sistemas integrados de produção e segurança alimentar. Considerada o maior hub descentralizado de pesquisa agropecuária do Estado, a Apta Regional oferece soluções tecnológicas aplicadas, adaptadas às realidades locais e regionais [respeitando as condições de solo e clima de cada uma delas], contribuindo para o fortalecimento das cadeias produtivas e para uma agricultura mais sustentável e competitiva. Possui 11 Redes de Pesquisas, estudos que unem pesquisadores de várias áreas, transformando conhecimento em desenvolvimento, valorizando o futuro. Acesse nosso site www.agricultura.sp.gov.br/apta-regional e acompanhe nossas pesquisas.

Fonte: Assessora de Imprensa e Comunicação Institucional

Paramount divulga trailer oficial do novo filme Street Fighter

Leia mais...

Votuporanguense encara Juventus na luta pelo acesso ao Paulistão 2027

Leia mais...

Solinftec apresenta nova geração de robôs agrícolas durante a Agrishow

Leia mais...

Vereador solicita informações sobre gastos do Canta e Encanta em Catanduva

Leia mais...

Festival de Dança de Catanduva abre com baile solidário e grandes nomes da dança

Leia mais...

Vereador Marcos Crippa homenageia equipe Mestre Preparações e reforça apoio ao esporte de arrancada em Catanduva

Leia mais...