Ouvimos de longe quando ele está pra passar. Quando chega, para todo o trânsito e sempre nos trilhos carrega de lá pra cá inúmeras coisas para inúmeras pessoas. Os moradores de São José do Rio Preto já devem ter visto ou já ouviram a buzina do trem que cruza a cidade inúmeras vezes no dia, sempre cheio e muito barulhento.

Não imaginamos, mas a Estação Ferroviária de São José do Rio Preto já foi lugar de muitas despedidas e de muitos reencontros. Desde 1912, anos em que foi inaugurada, até 2001 quando  o último trem com passageiros desembarcou, a Estação foi passando por muitas mudanças até ser tombado como patrimônio histórico cultural.

E no intuito de reviver todas as histórias e memórias afetivas de pessoas que tiveram contato com o sistema ferroviário, a  Animato – produtora de vídeo e multimídia, realiza a produção do projeto "Caminho de Ferro, Linha da Vida", contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2020 e que contas com a produção executiva do fotógrafo Jorge Etecheber.

Foi lançado gratuitamente nas mídias digitais do projeto (Facebook "Caminho de Ferro, Linha da Vida" e Instagram @projeto.caminhodeferro) um link (https://vimeo.com/474885786) com o curta-metragem e exposição virtual contendo depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas diretamente ligadas a malha ferroviária,mostrando todo o caminho percorrido pelas grandes máquinas enquanto evidencia a importância, a imponência e o desenvolvimento que a linha ferroviária trouxe às cidades por onde passou, em especial São José do Rio Preto.

Junto com o vídeo do curta-metragem e da exposição fotográfica que aparece em seguida, foi disponibilizado uma mesa de debate gravada com nomes como: Roberto Correa, Renato Brito, Alaor Ignácio dos Santos, Reizinho e a participação do jornalista Harlen Félix.

A produção do curta-metragem "Caminho de Ferro, Linha da Vida" é da Animato Produtora de Vídeo e Multimídia. A direção é do Jorge Etecheber. Co-direção de Renato Brito e Alaor Ignácio dos Santos. Roteiro de Alaor Ignácio dos Santos. Gravação por Cícero Franco e assistente Edmilson Marques. Possui  imagens do arquivo de Fernando Marques e de Marisa Amorim.

A exposição fotográfica conta com fotos do Acervo Público Municipal, dos fotógrafos Antônio José Cury, Edson Baffi, Jorge Etecheber e do acervo pessoal de Alvarino Silva.
 
 
https://vimeo.com/474885786
--
Fonte: BoniPeixe Comunicação e Fotografia

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...