Foi lançado neste fim de semana, o site oficial do projeto "Palavras Para o Nascer – Do Parto ao Mundo" (www.palavrasparaonascer.com.br), que foi contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2020 e tem o intuito de informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância dos momentos iniciais do bebê e do seu entorno para formação psíquica.

As idealizadoras do projeto, a psicanalista Cláudia Grisi Mouraria e a fotógrafa Nathalie Gingold, formataram um site explicando de maneira didática o processo de construção do psíquico da criança, com fotografias entre o relacionamento das mães com os seus bebês, recortes teóricos e explicações de como essa construção começa na gravidez (com as expectativas dos pais) e vai até os primeiros indícios de autonomia do bebê.

Nathalie Gingold, responsável pela exposição virtual diz que as fotos ajudam a ilustrar ainda mais essa relação da teoria psicanalítica relacionada ao vínculo inicial mãe e filho. "As pessoas podem ter acesso a estudos e as imagens em uma forma de entrar em contato com o assunto de maneira mais direta. Os personagens são famílias".

Segundo Cláudia o psiquismo influencia diretamente no desenvolvimento orgânico da criança, ela ainda evidencia a importância desses vínculos afetivos e cuidados iniciais, que são chamados de constitutivos. "Os hábitos criados nos primórdios da construção do psiquismo irão impactar o bebê para o resto da vida, por isso a importância de laços afetivos criados nesse período", diz.

O público confere também algumas informações e fotos sobre os Workshops de "Mãegrafia" que aconteceram em setembro e outubro deste ano.

Sobre as idealizadoras

Claudia Grisi Mouraria é psicóloga, formada pela Universidade de São Paulo e Mestre em Psicologia pela mesma instituição. Atua na área acadêmica e clínica, e faz parte da Rede Bebê núcleo Rio Preto, projeto formado por profissionais dedicados ao trabalho com bebês e crianças pequenas e que conta com Julieta Jerusalinsky como uma das fundadoras.

Nathalie Gingold é fotógrafa com sólida experiência nas áreas de artes visuais. Gingold, sempre visa, em seus trabalhos, o olhar para a personalidade da mulher e na visão artística da beleza. Atua como doula e fotógrafa de parto desde 2014, em partos domiciliares e hospitalares, na condução de rodas de gestantes e rodas voluntárias através do instituto "As Valquírias". 

Fonte: Boni Peixe

Parque Casa de Málaga realiza Festa das Crianças com entrada gratuita e atrações para toda a família

Leia mais...

As transformações que ninguém vê mas mudam a vida do paciente

Leia mais...

Saiba como agir em caso de entupimento da válvula do desodorante aerosol

Leia mais...

Espetáculo “Olha o Rapa, Tito!” homenageia trabalhador de rua em montagem da Cia. Mimicalado no SESC Catanduva

Leia mais...

Feirão Casa Paulista: cerca de 600 novas cartas de crédito serão oferecidas para famílias da região de São José do Rio Preto comprarem o primeiro imóvel

Leia mais...

Tudo bem errar! "Erro faz parte do processo de aprendizagem", afirma educadora

Leia mais...