Foi lançado neste fim de semana, o site oficial do projeto "Palavras Para o Nascer – Do Parto ao Mundo" (www.palavrasparaonascer.com.br), que foi contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2020 e tem o intuito de informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância dos momentos iniciais do bebê e do seu entorno para formação psíquica.

As idealizadoras do projeto, a psicanalista Cláudia Grisi Mouraria e a fotógrafa Nathalie Gingold, formataram um site explicando de maneira didática o processo de construção do psíquico da criança, com fotografias entre o relacionamento das mães com os seus bebês, recortes teóricos e explicações de como essa construção começa na gravidez (com as expectativas dos pais) e vai até os primeiros indícios de autonomia do bebê.

Nathalie Gingold, responsável pela exposição virtual diz que as fotos ajudam a ilustrar ainda mais essa relação da teoria psicanalítica relacionada ao vínculo inicial mãe e filho. "As pessoas podem ter acesso a estudos e as imagens em uma forma de entrar em contato com o assunto de maneira mais direta. Os personagens são famílias".

Segundo Cláudia o psiquismo influencia diretamente no desenvolvimento orgânico da criança, ela ainda evidencia a importância desses vínculos afetivos e cuidados iniciais, que são chamados de constitutivos. "Os hábitos criados nos primórdios da construção do psiquismo irão impactar o bebê para o resto da vida, por isso a importância de laços afetivos criados nesse período", diz.

O público confere também algumas informações e fotos sobre os Workshops de "Mãegrafia" que aconteceram em setembro e outubro deste ano.

Sobre as idealizadoras

Claudia Grisi Mouraria é psicóloga, formada pela Universidade de São Paulo e Mestre em Psicologia pela mesma instituição. Atua na área acadêmica e clínica, e faz parte da Rede Bebê núcleo Rio Preto, projeto formado por profissionais dedicados ao trabalho com bebês e crianças pequenas e que conta com Julieta Jerusalinsky como uma das fundadoras.

Nathalie Gingold é fotógrafa com sólida experiência nas áreas de artes visuais. Gingold, sempre visa, em seus trabalhos, o olhar para a personalidade da mulher e na visão artística da beleza. Atua como doula e fotógrafa de parto desde 2014, em partos domiciliares e hospitalares, na condução de rodas de gestantes e rodas voluntárias através do instituto "As Valquírias". 

Fonte: Boni Peixe

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...