Trabalhadoras da cultura, da arte e da criatividade atuantes em São José do Rio Preto são protagonistas de um documentário com direção e roteiro da antropóloga, empreendedora criativa e culinarista Carolina Capelli. A obra está em fase de produção e irá integrar a programação da Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura. Buscando contribuir para a visibilidade das mulheres na cena cultural da cidade e produzir reflexões sobre o feminino e o papel da mulher na arte, a mostra será de 8 a 13 de março, a Semana da Mulher, com transmissão pela internet em razão da pandemia. 

 

Segundo Capelli, a partir da exibição do documentário, será aberto o debate sobre "ser mulher" para além das homenagens que essa data tradicionalmente reserva. "O documentário dElas resulta de uma pesquisa etnográfica audiovisual. Como pesquisar o tema mulher e todos os temas que o circundam respeitando o lugar de fala de cada uma? Como podemos ouvir suas histórias sem ao menos direcionar as perguntas que julgamos serem importantes? Se tivesse a oportunidade de falar sobre sua vida e sua visão de mundo, como se tornou mulher, o que falaria?", reflete Capelli, que também é idealizadora e coordenadora geral da mostra.

 

A etapa de captação dos depoimentos levou 15 dias e foi encerrada no dia 2 de fevereiro. Ao todo, foram entrevistadas 18 mulheres. Entre elas, a atriz e diretora teatral Beta Cunha, a pedagoga Juliana Costa e a cantora Elisangela Ribeiro. As locações foram escolhidas pelas próprias protagonistas, a maioria nas suas próprias casas. Agora, começa o trabalho de edição do material, que tem à frente Fernanda Barban.

 

Capelli explica que, a partir de uma abordagem sem temas pré-estabelecidos, as mulheres contam suas trajetórias, aquilo que julgam ser importante para o documentário, seus processos de ser mulher e como veem o mundo. "As trajetórias são individuais, mas perpassadas por questões estruturalmente dadas pela sociedade patriarcal." Maternidade, visibilidade, ancestralidade, machismo, lugar da arte entram em pauta. 

 

A equipe do documentário também é composta por Guilherme Di Curzio (som direto e direção de fotografia), Milena Aurea (fotografia still e making off), Juliano Parreira (mixagem de som e trilha musical) e Daniela Honório (produção).

 Sobre o projeto

O projeto "dElas: Semana de Mulheres na Cultura" é um dos contemplados no Edital 06/2020 - Auxílio para Festivais de Culturas, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto no âmbito da Lei Aldir Blanc.

 

A Mostra dElas será realizada no formato online com programação inteiramente de mulheres do segmento cultural da cidade, abarcando múltiplas linguagens artísticas, inclusive nas áreas técnica e de produção, e com ficha técnica majoritariamente feminina.

 

Além das apresentações artísticas, a mostra contará com atividades formativas e pedagógicas. Todas as atividades serão transmitidas gratuitamente pelo Facebook (@mostra.delas) e YouTube ().  

 

Em breve, serão abertas as inscrições para as formativas. A programação completa tem previsão de ser divulgada até o final deste mês, e as informações serão disponibilizadas no perfil da mostra no Instagram (@mostra.delas).

 

Fonte: Graziela Delalibera - Assessora de imprensa

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...