Para o aniversário de 168 anos de São José do Rio Preto (19/03), o Riopreto Shopping preparou uma programação especial com exposições, instalação fotográfica e lançamento de livro.

O fotógrafo Guilherme Baffi, realiza a instalação fotográfica #SaoJosedoRioPreto168anos, que mostra novas visões da cidade em quatro registros que serão distribuídos nos corredores do Riopreto Shopping em versão de cartões-postais.

Neste ano mais de 30 mil cartões-postais foram produzidos para presentear a os clientes do Riopreto Shopping e poderão ser adquiridos a partir do dia 13 de março.

"A ideia é que os cartões sejam utilizados pela população para mandar mensagens de companheirismo e afeto para parentes, amigos e pessoas do cotidiano", diz Baffi, que dá continuidade ao projeto iniciado em 2018. A instalação fica até o dia 22 de março.

Já a exposição coletiva "Eu Amo São José do Rio Preto", será realizada de 14 a 23 de março pela Afocirp - Associação dos Fotógrafos e Cinegrafistas de Rio Preto, que apresenta as fotos favoritas desses profissionais sobre Rio Preto. 

"Em 20 anos de história, a Afocirp nunca deixou de presentear a cidade com uma exposição fotográfica, sempre mostrando a grandeza e exuberância de Rio Preto, que está sendo considerada uma das melhores cidades para se morar", diz Jorge Maluf, presidente da Afocirp.

Literatura com Exposição

Dando continuidade à programação especial de aniversário, o Professor Sérgio Vicente Motta lançará o livro "Arlequina, a Estrela da Represa e o Pássaro Azul Infinito", no dia 16 de março, às 19h30 no Riopreto Shopping.

O livro, em formato de histórias em quadrinhos, forma uma espécie de cartão-postal da cidade e apresenta a história da capivara Arlequina, que desenvolve uma relação de amizade com um Pássaro Azul (lenda de fundação de São José do Rio Preto).

Segundo o autor, o livro presta uma homenagem à cidade, apresentando pontos turísticos nas ilustrações. "Quero que as pessoas conheçam, por meio dos desenhos e diálogos, esse conteúdo culturaa da cidade. O pássaro representa os fundadores e os habitantes que nasceram aqui, enquanto a Arlequina representa os demais moradores, que adotaram a cidade tão profundamente como sua nova terra natal". 

O livro não segue uma linhagem cronológica e as páginas podem ser lidas independentemente, formando um mosaico cultural da cidade. Após o lançamento, o autor reproduz as ilustrações em telas que ficam em exposição de 16 a 22 de março, intitulada "Rio Preto de todas as cores nos quadrinhos de uma capivara e um passarinho".

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...