Principal articulador e incentivador do turismo do Estado de São Paulo, o deputado Sebastião Santos (Republicanos) participou na tarde de quinta-feira, dia 2 de agosto de 2021, da assinatura do anteprojeto de lei de ranqueamento dos municípios e estâncias turísticas, que inclui Barretos como uma das primeiras cidades a ser apreciada nas comissões da Assembleia Legislativa. Sebastião já foi apontado pelo presidente da Assembleia Legislativa como relator do projeto. O evento aconteceu no Barretos Country Thermas Park.

“Barretos hoje tem todas as condições de se tornar estância turística, pois é um município que está dentro dos critérios necessários para o ranqueamento entre as cidades que são MIT. Ele seria o primeiro município a ser ranqueado”, ressaltou Sebastião.

O parlamentar é um dos autores do projeto de lei complementar (PLC) nº 32 /2012, que foi transformado na lei complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo. “Com a conquista do selo turístico em 2017, a cidade passou a receber anualmente, através da Secretaria Estadual de Turismo, o valor de R$ 650 mil para fomentar o turismo local e regional, permitindo uma abrangência na geração de emprego e renda ao município”, explicou o deputado, que em 2015 protocolou a PL 757/2015, sendo transformado na lei nº 16.430 / 2017, classificando Barretos como Município de Interesse Turístico (MIT). 

O deputado também pontuou sobre a importância dos municípios estarem preparados para o ranqueamento. Para que uma cidade possa se tornar estância, três devem descer no ranque de estância para município de interesse turístico (MIT), para que outras três possam ocupar o titulo.  “O salto de uma cidade que é MIT para estância é muito grande, o recurso recebido chega a R$3 milhões, por isso, que é necessário ser apreciado com urgência todas as cidades que tem o potencial no ranqueamento. Barretos é uma delas que está apta para receber o título”, destacou Sebastião.

Durante sua fala no evento representando os 94 deputados da Assembleia Legislativa,  Sebastião relatou ao Governo Estadual novas melhorias para Barretos e região. ”Queremos à inclusão de projetos para infraestrutura das estradas e a implantação do sistema ponto a ponto no pedágio na cidade de Colina. Pois, o local está prejudicando as três cidades ao entorno de Barretos, onde se hospedam pessoas que fazem o tratamento no Hospital de Amor. Os moradores que trabalham na região também  gastam em média R$600 reais por mês de transporte,  o que dificulta seus salários. Com o sistema isso ajudará na diminuição de gastos mensais”, disse Santos.

Santos também relatou ações de melhoria na logística regional. “Precisamos urgentemente a duplicação da rodovia 425 que liga Ituverava até Guapiaçu,  possibilitando mais segurança e a chegada de novas empresas a região. Já o Aglomerado de Barretos expandiria todas essas questões de infraestrutura ao ponto de gerar novas demandas de renda e emprego, abertura de novos polos de trabalho e participação de todas as cidades na discussão de ações regionais” destacou.

O evento contou com a presença do Governador João Dória, da prefeita de Barretos, Paula Lemos, além do secretário estadual de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, e autoridades locais e regionais.

Como funciona o ranqueamento dos munícipios
O Estado de São Paulo possui atualmente 70 estâncias e 140 municípios de interesse turístico (MITs). O Governo Estadual destinou neste ano de 2021, incluindo todas as cidades, o valor de R$ 50,4 milhões. Os recursos serão utilizados para obras, melhorias de infraestrutura, serviço médico emergencial, atrativos turísticos reconhecidos e ações na cidade.

Os títulos de estância e de MIT são reavaliados a cada três anos pela Secretaria Estadual de Turismo, com base em critérios como fluxos de visitantes, atrativos locais e rede de serviços como hotelaria, bares, restaurantes e ações internas da cidade.

O posicionamento do Governo coloca um formulário de avaliação baseado em quesitos como limpeza, segurança e manutenção das estruturas e equipamentos que, na visão geral, são associados à qualidade do turismo. São também considerados critérios complementares, como a posição da cidade no Índice Paulista de Responsabilidade Social.

Texto e fotos: Abrahão Hackme / Assessor de Imprensa – Deputado Estadual Sebastião Santos (Republicanos)

Em primeiro discurso na tribuna, vereador Professor Léo reafirma compromisso com a educação, o esporte e a população de Catanduva

Leia mais...

Vereador Marcelo da AVCC usa a tribuna e destaca fé, gratidão e compromisso com o serviço à população

Leia mais...

Vacinação Antirrábica tem nova etapa neste fim de semana em Catanduva

Leia mais...

Festival Nacional de Viola Caipira reunirá artistas de três estados na Festa do Porco 2026

Leia mais...

Catanduva recebe reconhecimento por cadeia produtiva de equipamentos para gastronomia e ventilação

Leia mais...

Dr. Eduardo Nóbrega destina R$ 150 mil ao HPA em visita à Fundação

Leia mais...