Diariamente, nas enfermarias do Hospital Emilio Carlos, os pacientes internados em tratamento oncológico são submetidos à ‘crioterapia oral’, prática que consiste em aplicar gelo na cavidade oral ou realizar bochechos com água gelada, assim como fornecer alimentos gelados, como sorvetes/picolés, a fim de aliviar sintomas decorrentes de doenças ou tratamentos, como náuseas, mucosite, xerostomia, efeitos colaterais que mais atingem os pacientes em tratamento contra o câncer.

A ação de humanização está sendo desenvolvida pelo Serviço de Nutrição e Dietética, em parceria com as sorveterias de Catanduva, que doam os sorvetes e picolés através do Setor de Captação de Recursos; a Sorveteria Popular, parceira no projeto, faz doações quinzenais para atender aos pacientes.

“A ação tem como objetivo proporcionar bem-estar e prevenir/auxiliar na melhora do paciente”, informou a nutricionista Bianca Espejo Stanquevis. Ela explicou que “os picolés e sorvetes, por serem alimentos gelados, auxiliam no manejo desse sintoma decorrente do tratamento antineoplásico. Além de alimento de caráter afetivo, o que aumenta as chances de adesão ao tratamento de melhora/prevenção da mucosite, ele também auxilia no alívio de sintomas, como falta de apetite e náuseas, gerando sensação de bem-estar e garantir conforto durante o tratamento, além de uma melhor qualidade de vida”, finaliza Bianca.

Fonte: Mauro Assi  - Fundação Padre Albino

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...