Já em funcionamento no Hospital Unimed São Domingos (HUSD), o Protocolo de MEWS teve 100% de efetividade nos primeiros meses de funcionamento. O Modified Early Warning Score, que significa “pontuação de alerta precoce modificada” em português, tem como objetivo assegurar o pronto atendimento ao paciente, através da detecção antecipada de sinais de deterioração clínica, possibilitando intervenção médica imediata.

Após três meses de implementação no HUSD, o MEWS mostrou que o socorro oportuno evita agravamentos e óbitos. Para chegar a este índice promissor, foi necessário aderir à estratégias no monitoramento dos internados, cujos sinais vitais são aferidos pela equipe de enfermagem e, imediatamente, enviados a um sistema integrado, responsável por calcular o nível de deterioração e sinalizar para socorro imediato. 

O Protocolo de MEWS no HUSD tem uma eficiência ainda maior devido à alta tecnologia implantada, como conta a consultora da Metodologia ONA, Vânia Dias, que vem acompanhando as melhorias do hospital em busca da Acreditação.

“O hospital passa a ter uma estratégia para identificar qualquer sinal de deterioração clínica muito precocemente, então o socorro é imediato e isso diminui a mortalidade institucional ao longo do tempo. É uma inovação do ponto de vista de conduta clínica com o uso muito bem adequado da tecnologia, que proporciona uma visualização imediata da deterioração”, pontua.

Vânia vê como destaque o fato de que no HUSD há uma equipe específica para a função de verificar a deterioração dos pacientes por meio do Protocolo de MEWS. São quatro médicas hospitalistas que atuam diretamente neste processo.

“A tecnologia ajuda a identificação precoce e o hospital tem o time, que está pronto. As médicas hospitalistas revezam plantões, pois estão dedicadas para esse atendimento do socorro precoce”, diz a consultora, que ainda afirma que o maior beneficiado no decorrer de todas essas ações é o paciente.

Fonte: Stella Vicente - Unimed Catanduva

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...