No dia 22 de agosto, o Hospital Unimed São Domingos seguiu com o 4º dia da Jornada Unimed Pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, com a palestra sobre "A importância da LIBRAS no ambiente corporativo", ministrada por Lucas Rafael Gomes dos Santos. Pós-graduado em LIBRAS e intérprete do SENAC e do SESC de Ribeirão Preto/SP, além de membro ativo da Associação de Surdos de Ribeirão Preto, Lucas compartilhou sua experiência sobre a LIBRAS no mundo empresarial.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a forma de comunicação e expressão utilizada pela comunidade surda no Brasil. Reconhecida oficialmente como uma língua desde 2002, a LIBRAS possui estrutura gramatical própria e é essencial para garantir a comunicação efetiva e o acesso à informação para pessoas com deficiência auditiva. Sua utilização vai além de simples gestos, envolvendo expressões faciais e corporais que conferem significado à comunicação.

Incorporar LIBRAS no dia a dia das empresas traz inúmeros benefícios, tanto para colaboradores quanto para clientes. Ao promover a comunicação inclusiva, as organizações demonstram compromisso com a diversidade e criam um ambiente mais acolhedor e colaborativo.

A colaboradora Bianca Frasson compartilhou sua experiência sobre a palestra: "Foi extremamente importante para mim, pois eu tinha pouco conhecimento sobre o assunto. Agora, entendo melhor como a comunicação inclusiva pode impactar positivamente o ambiente de trabalho e a sociedade como um todo."

O palestrante Lucas destacou formas essenciais para aumentar o conhecimento e a prática sobre acessibilidade e inclusão entre os colaboradores: "É fundamental promover workshops, oficinas de aprendizado, práticas de vivência e palestras conduzidas por pessoas com deficiência. Essas iniciativas ajudam a sensibilizar e educar, construindo um ambiente mais inclusivo e respeitoso."

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Unimed Catanduva tem o compromisso de atuar não somente com seus colaboradores, mas também com a sociedade e seus beneficiários, visando proporcionar um ambiente mais acessível e inclusivo a todos.

Fonte: Emanuelle Dotta Amorim - Unimed Catanduva

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...