A alimentação desempenha um papel fundamental na qualidade de vida de todo indivíduo, influenciando, na sua rotina. Porém, muitos mitos envolvem esta ação e são reproduzidos pela sociedade, sem mais esclarecimentos.

Coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi esclarece algumas dúvidas que repercutem, desde gerações anteriores:

    • Faz mal dormir logo após uma refeição? Quanto tempo é necessário esperar para se deitar?
      Verdade. De acordo com a especialista, a digestão funciona de maneira diferente, dependendo do horário. "Durante a noite, por exemplo, estamos nos preparando pra dormir. Assim, a frequência cardíaca e pressão arterial diminuem, os hormônios são alterados, e consequentemente a digestão fica mais lenta. Por isso, comer muito a noite e deitar pode atrapalhar a qualidade do sono e trazer incômodos como azia, mal-estar, queimação etc.", explica. Desse modo, o tempo para aguardar depende da refeição - se a comida for leve, 1 ou 2h são o suficiente.
  • O mesmo vale para cochilos durante o dia? 
    Mito. "Durante o dia, a digestão é melhor. Desde que não haja excesso na refeição, o hábito de cochilar após se alimentar não será um problema para a saúde", salienta a nutricionista.
     
  • Comer e tomar banho de chuveiro, mar ou piscina faz mal? A temperatura da água influencia na digestão?
    Mito. Cintya pontua que, após a alimentação, o corpo prioriza a digestão e há um maior fluxo sanguíneo no estômago. "Tomar uma ducha ou simplesmente entrar na água, dificilmente trará problemas". Porém, não pode extrapolar: "Nadar ou realizar atividades intensas pode acarretar em mal-estar, tontura e náuseas", diz a especialista.

Segundo Cintya, o mais indicado é fazer refeições leves, dando preferência para verduras, legumes, frutas, sopas, carboidratos, inclusive os simples. "Vale lembrar que uma alimentação balanceada é sempre importante, evitando ingerir grandes quantidades de comida, e alimentos pesados e gordurosos, pois a digestão é mais difícil de processar", finaliza.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 112 anos em dezembro de 2023. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 165 mil vidas do Plano de Saúde e 28 mil vidas do Plano Odontológico.
O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais.

Fonte: PR Consulting Global 

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...