Pacientes com obesidade e sobrepeso frequentemente sofrem de dores no joelho, conhecidas como osteoartrite, o que muitas vezes limita ou impede a prática de atividade física. Contudo, uma análise do estudo STEP 9, publicada no New England Journal of Medicine em 30 de outubro de 2024, demonstrou o impacto da semaglutida (2,4 mg) no tratamento da obesidade em pacientes afetados por osteoartrite no joelho.

A pesquisa, realizada com 407 adultos em 11 países, com 61 centros de investigação¹, demonstrou que o medicamento não apenas ajudou a reduzir o peso corporal, mas também aliviou as dores no joelho associadas à osteoartrite1 e melhorou a função física desses pacientes1. "Esse é um resultado importante, que mostra que o tratamento medicamentoso da obesidade pode trazer outros benefícios para além da perda de peso, como a redução de dores articulares e a proteção cardiovascular, como já apontado por outros estudos", explica Priscilla Mattar, vice-presidente da área médica da Novo Nordisk.

Segundo o STEP 9, a semaglutida 2,4mg reduziu significativamente o peso dos participantes (média de 13,7% de perda de peso em comparação a 3,2% com o placebo) após 68 semanas. Houve também uma redução importante nas dores no joelho (pontuação de dor no índice WOMAC - um questionário que avalia a dor, rigidez e função física de pacientes com osteoartrite (OA) de joelho ou quadril caiu 41,7 pontos com a semaglutida, contra 27,5 com o placebo). O estudo ainda apontou que os pacientes diminuíram o uso de medicamentos analgésicos para a dor¹.

Além disso, os pacientes que utilizaram semaglutida 2,4 mg experimentaram uma melhora significativa em sua capacidade física, permitindo-lhes movimentar-se com mais facilidade e sentir menos dor ao realizar atividades do dia a dia. "Estamos falando da recuperação do movimento em pacientes que anteriormente sofriam com dores que poderiam limitar sua capacidade de praticar atividade física, algo fundamental para a manutenção de uma vida saudável", destaca Mattar.

Em 10 de outubro, o Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) adotou uma opinião positiva para a atualização do rótulo do Wegovy® na União Europeia (UE), incorporando dados do estudo STEP 9 que demonstram o efeito da semaglutida 2,4 mg na redução da dor relacionada à osteoartrite de joelho e na perda de peso corporal. Os dados incluídos mostraram uma melhora clinicamente significativa na dor relacionada à osteoartrite de joelho em comparação ao placebo.

A recomendação de incorporar os dados do estudo STEP 9 soma-se às duas atualizações recentes no rótulo do Wegovy® pela EMA, que incluíram dados do estudo SELECT, destacando a redução do risco de ataque cardíaco, derrame e morte cardiovascular, bem como dados dos estudos STEP-HFpEF, que mostraram a redução de sintomas, melhora nas limitações físicas e na função de exercícios em pessoas com insuficiência cardíaca relacionada à obesidade com fração de ejeção preservada.5,6 Com a opinião positiva do CHMP, a Novo Nordisk espera que a atualização do rótulo na UE seja implementada dentro de aproximadamente um mês, após o processo de revisão linguística pela EMA.

Saiba mais sobre a osteoartrite (dor no joelho)

A osteoartrite é uma condição comum, especialmente em pessoas com obesidade, pois o excesso de peso aumenta o estresse nas articulações, como o joelho. A obesidade não só contribui para o desenvolvimento dessa doença, mas também acelera sua progressão. O tratamento da osteoartrite muitas vezes envolve perda de peso e exercícios físicos, mas muitos pacientes têm dificuldade em aderir a essas recomendações. Assim, os resultados do estudo indicam que a semaglutida 2,4mg pode ser uma alternativa promissora para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de quem tem essa condição.

Sobre a semaglutida 2,4 mg

Trata-se do primeiro e único tratamento para obesidade com benefício e proteção cardiovascular comprovados, além de ser, no País, o primeiro e único análogo semanal do GLP-1 aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar adultos e adolescentes acima de 12 anos que vivem com obesidade e sobrepeso com ao menos uma comorbidade relacionada ao peso1.

Pesquisas clínicas comprovaram que o medicamento apresenta redução média de 17% do peso, sendo que um terço dos pacientes apresentam redução superior a 20%, além de diminuição de 20% no risco de eventos cardiovasculares adversos maiores (MACE, que consiste em morte cardiovascular, infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral não fatal)1. Também já foi comprovado que a redução no risco de MACE ocorre independentemente da perda de peso desses pacientes, que se mostrou sustentada ao longo de 4 anos, com relação positiva de risco-benefício e perfil de segurança consistente.

Todos os produtos da Novo Nordisk da classe GLP-1 são tarja vermelha e, por isso, só podem ser vendidos sob prescrição médica.

Sobre o ensaio STEP 9 (semaglutida 2,4 mg)

O STEP 9 foi um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, projetado para avaliar a eficácia da semaglutida 2,4 mg em comparação ao placebo como complemento às modificações no estilo de vida (orientações sobre dieta com redução calórica e atividade física) na redução do peso corporal e da dor relacionada à osteoartrite do joelho em pacientes com obesidade e diagnóstico clínico e radiológico de osteoartrite moderada do joelho, além de dor moderada a grave¹.

Os participantes foram randomizados na proporção de 2:1 para receber semaglutida 2,4 mg subcutânea uma vez por semana ou placebo por 68 semanas, seguidas por 7 semanas de acompanhamento sem tratamento. Houve uma escalada de dose de 16 semanas para permitir a adaptação à terapia (reações adversas gastrointestinais). O estudo randomizou participantes entre outubro de 2021 e março de 2022¹. Todos os desfechos foram medidos desde o início até a semana 68. Os desfechos primários foram a variação percentual no peso corporal e a variação no escore de dor do WOMAC¹.

O estudo inscreveu 407 adultos e foi conduzido em 11 países, com 61 centros de investigação¹.

Entre pacientes com obesidade e osteoartrite do joelho, a semaglutida 2,4 mg foi superior ao placebo na redução do peso corporal e na dor relacionada à osteoartrite do joelho, além de melhorar a função física relacionada à osteoartrite do joelho. Com uma baixa frequência de eventos adversos graves, esses resultados apoiam um perfil favorável de benefício e risco da semaglutida 2,4 mg em pessoas com obesidade e osteoartrite do joelho.

A semaglutida não tem a aprovação regulatória para o tratamento da osteoartrite do joelho.

Sobre a Novo Nordisk

Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega mais de 64 mil pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com mais de 2 mil funcionários. Está presente em três estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior fábrica de insulinas do Brasil e América Latina. Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Referências

1. Bliddal H, Bays H, Czernichow S, et al. Once-Weekly Semaglutide in Persons with Obesity and Knee Osteoarthritis. N Engl J Med. 2024; 391:1573-83.

2. Centers for Disease Control and Prevention. Arthritis risk factors. Acessado em: Septembro 2024. |Disponível em https://www.cdc.gov/arthritis/risk-factors/index.html.

3. World Health Organization. Osteoarthritis. Acessado em outubro 2024. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/osteoarthritis.

4. Nedunchezhiyan U, Varughese I, Sun AR, et al. Obesity, inflammation, and immune system in osteoarthritis. Front Immunol. 2022;13:907750.

5. Kosiborod MN, Abildstrom SZ, Borlaug BA, et al. Semaglutide in Patients with Heart Failure with Preserved Ejection Fraction and Obesity. N Engl J Med. 2023; 389:1069-1084.

6. Kosiborod MN, Petrie MC, Borlaug BA, et al. Semaglutide in Patients with Obesity-Related Heart Failure and Type 2 Diabetes. N Engl J Med. 2024; 390:1394-1407.

Fonte: Gabriela Castilho

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...